top of page

Em nota, Sindicato afirma que EMTU recolheu mais dois ônibus da Viação São Roque

Publicado em:
27 de setembro de 2019 às 19:54:53
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:38
Em nota, Sindicato afirma que EMTU recolheu mais dois ônibus da Viação São Roque
Crédito Imagem:

[caption id="attachment_3890" align="aligncenter" width="800"] A greve teve início no último sábado, 21.[/caption]

Em nota, o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região afirmou que na manhã desta sexta-feira, 27, no sétimo dia de greve dos trabalhadores na empresa de transporte intermunicipal Viação São Roque, dois fiscais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) estiveram no terminal rodoviário de São Roque fiscalizando os ônibus da empresa e, recolheram dois carros por não apresentarem condições de continuar em circulação.

De acordo com as informações, os carros que foram recolhidos à garagem da Viação São Roque pela EMTU foram o 3100 – Linha de Ibiúna, que estava sem lacre na placa traseira e o banco do motorista estava escorado com madeira, e o 3000 – Linha Mairinque, que também estava com o banco do motorista escorado com madeira.

Audiência no TRT

Na quinta-feira, 26, foi realizada audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Quem presidiu a audiência foi a desembargadora Olga Aida Joaquim Gomieri, que determinou que a EMTU apresente um laudo das condições de operação de todos os veículos da Viação São Roque. Ainda segundo o Sindicato, na audiência, a EMTU afirmou que iria fazer uma fiscalização geral neste domingo, 29.

A greve

Os trabalhadores na empresa Viação São Roque estão em greve desde o último sábado, 21, alegando que a empresa não pagou o tíquete-refeição e a cesta básica do mês de setembro, atrasou o pagamento do adiantamento salarial, não paga férias e PLR (participação nos lucros e resultados). O Sindicato também relata que existem casos de trabalhadores com cinco férias em atraso. Além disso, a empresa não recolhe FGTS e INSS e não paga salário e benefícios aos trabalhadores que foram cortados do INSS, mas o médico da empresa não libera o retorno ao trabalho. Esse último ponto, o Ministério Público do Trabalho solicitou que a empresa pague até segunda-feira, 30, os três trabalhadores que estão nessa situação, disse a nota à imprensa.

O Sindicato afirmou que irá continuar a cumprir a liminar determinada pela Justiça do Trabalho e manterá em operação os percentuais determinados de 70% em horário de pico e 50% no interpiso. O MPT pontuou que esse percentual seja respeitado desde que a empresa apresente ônibus em condições de operação, com garantias de segurança para os trabalhadores e os passageiros.

A Viação São Roque opera atualmente as linhas intermunicipais que ligam São Roque a Alumínio, Mairinque e Ibiúna.

Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page