top of page

Cotia e Vargem Grande começam a vacinar grávidas contra bronquiolite

Publicado em:
9 de dezembro de 2025 às 16:20:00
Cotia e Vargem Grande começam a vacinar grávidas contra bronquiolite
Divulgação
Crédito Imagem:

As Unidades Básicas de Saúde de Cotia e Vargem Grande Paulista começam a vacinação contra o VSR – vírus sincicial respiratório.

O público alvo é de mulheres gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e não há restrição de idade. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação.

Essa é a primeira vez que o imunizante, indicado para gestantes como forma de proteger recém-nascidos de bronquiolite e pneumonia, será distribuído SUS.

A vacina contribui para a prevenção de doenças graves do trato respiratório, como bronquiolite e pneumonia, que são causas frequentes de internação e morte infantil. A vacinação das gestantes é fundamental, pois os anticorpos produzidos pela mãe são transferidos ao bebê por meio da placenta e do aleitamento materno, oferecendo proteção nos primeiros seis meses de vida.

O VSR ataca as vias respiratórias e os pulmões, sendo transmitido por tosse, espirros e objetos contaminados. Seus sintomas lembram o de um resfriado na maioria das pessoas, mas a doença tende a se agravar em bebês e crianças pequenas por questões imunológicas.

Para receber a vacina é necessário apresentar comprovante da idade gestacional (cartão de pré-natal ou ultrassom) e CPF. A partir desta segunda-feira (8) a vacina ficará disponível nas UBS das duas cidades.

Leia Mais ...

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser depositada até dia 19

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Cultura na Praça traz apresentação sertaneja com Alberto e Rafaela neste sábado

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page