top of page

Construção visual do Primeiro Presidente da República será tema de live do Museu Republicano

Publicado em:
12 de novembro de 2021 19:17:15
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:55:38
Construção visual do Primeiro Presidente da República será tema de live do Museu Republicano
Crédito Imagem:

Na próxima segunda-feira, dia 15 de novembro, feriado em comemoração à Proclamação da República, o Museu Republicano de Itu vai realizar uma live sobre "A (difícil) arte de fabricar o primeiro presidente: Deodoro da Fonseca e suas insígnias imperiais". A transmissão será a partir das 10h, no canal da instituição no YouTube.
De acordo com a supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, a live visa discutir os esforços e impasses que permearam a construção visual de Deodoro da Fonseca, primeiro Presidente da República no Brasil. "Sobretudo a partir da análise de seus retratos", explica a supervisora.
Mediado por ela, a live terá como ministrante convidado Carlos Lima Junior, Doutor em Estética e História da Arte pelo MAC USP, com estágio de pesquisa pela Université de Bourgogne (França), pesquisador colaborador junto ao IFCH UNICAMO e curador adjunto na nova expografia do Museu do Ipiranga para 2022.
Para mais informações sobre a live, os interessados podem enviar mensagem para o email edu.mrci@usp.br .
História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
Leia Mais ...
bottom of page