CBA realiza Simulado de Segurança de Barragens das usinas hidrelétricas de Itupararanga, Votorantim e Santa Helena
Publicado em:
28 de outubro de 2026 às 15:30:00


Crédito Imagem:
Divulgação
A CBA - Companhia Brasileira de Alumínio realizou na terça-feira (27), às 14h30, em Votorantim (SP), o Simulado de Segurança de Barragens das usinas hidrelétricas de Itupararanga, Votorantim e Santa Helena, localizadas no rio Sorocaba. A atividade foi estritamente preventiva e contou com a parceria da Defesa Civil do município e integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) das barragens, conforme previsto na legislação brasileira.
Ao todo, cerca de 180 pessoas participaram do exercício realizado na área de influência das barragens, que abrange algumas ruas dos bairros Chave, Vila Amorim, Vila Votocel, Barra Funda, Vila Helena e Centro, e teve como foco a preparação das comunidades para eventuais situações de emergência. “O simulado é uma oportunidade importante para orientar a população sobre como agir em uma situação de emergência e, ao mesmo tempo, colocar em prática os procedimentos previstos no PAE, identificando pontos de melhoria e contribuindo para o aprimoramento contínuo do plano”, explica Helena Nunes, Gerente de Segurança de Barragens da CBA.
Entre os aspectos analisados estão o funcionamento do sistema de alerta, incluindo o acionamento das sirenes, o tempo de deslocamento das pessoas que vivem na área de influência direta das barragens, as condições de segurança das rotas de fuga até os pontos de encontro e a visibilidade das placas de sinalização, entre outros procedimentos previstos no plano.
Sirenes – O Simulado teve início com o acionamento das sirenes e a interdição de algumas ruas da região para facilitar o deslocamento dos pedestres. Ao ouvirem o alerta sonoro, as pessoas que estavam nas vias previamente definidas seguiram de forma tranquila e organizada até o ponto de encontro mais próximo.
Uma equipe da CBA orientou os moradores ao longo das rotas de fuga. Os participantes que receberam treinamento levaram consigo a pasta de documentos e os guias entregues pela Companhia, com as orientações sobre o trajeto a ser percorrido.
A Defesa Civil municipal prestou apoio aos participantes do simulado em pontos estratégicos das rotas de fuga. Equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária e Secretaria de Mobilidade também participaram da atividade para facilitar o deslocamento da população pelas vias.
“A segurança das barragens, das comunidades e das áreas localizadas em seu entorno é uma prioridade permanente para a CBA. Por isso, além do monitoramento e das práticas de gestão adotadas pela Companhia, buscamos
manter as comunidades informadas e preparadas, fortalecendo continuamente a cultura de prevenção”, reforça Helena Nunes.
















