Casos de Dengue avançam na região e confirmam necessidade de cuidados contra a doença
Publicado em:
29 de abril de 2023 às 12:30:00
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:31

Crédito Imagem:
Mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue (Imagem: Secretaria de Estadual da Saúde)
Municípios da Região Metropolitana de Sorocaba, da qual Araçariguama faz parte, registraram significativo aumento nos casos de dengue nas últimas semanas.
A cidade de Sorocaba, por exemplo, viu dobrar o número de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Já são mais de 1.500 casos desde o início do ano, segundo o Centro de Controle de Zoonoses. Em Votorantim já são mais 1.900 pessoas que contraíram a doença. Essas duas cidades já registraram mortes. São 3 no total. Uma em Sorocaba e duas em Votorantim, segundo o Instituto Adolfo Lutz.
Em São Roque foram registrados 45 casos suspeitos de dengue. Até o momento não houve divulgação do número exato de pessoas contaminadas.
Já em Araçariguama, até ontem, quinta-feira, dia 27 de abril, o município somava um total de 126 notificações de casos de dengue, dos quais 62 foram confirmados. Ainda segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, com base no Grupo de Vigilância Epidemiológica XXI de Sorocaba, foram descartados 30 casos; 13 pessoas estão aguardando resultados de exames e 21 aguardavam coleta até aquela data.
A SECOM – Secretaria de Comunicação de Araçariguama informou que o município vem realizando fumacê, nebulização e campanha de conscientização para o combate ao mosquito da dengue, que também é transmissor da chikungunya, zika e febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.
Janeiro e Fevereiro
Dados da Secretaria de Estado da Saúde atualizados em abril, mostram números da doença em todo o Estado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023. Os números deixam claro que, em algumas localidade, houve significativo avanço e crescimento de notificações e casos confirmados nos meses seguintes, março e abril.
Em Araçariguamacasos autóctones e importados somavam 12 pacientes, sendo 1 em janeiro e 11 em fevereiro. Ao todo houveram 23 notificações nesse período.
Nesses dois meses a cidade de São Roque somou 14 notificações e 2 casos confirmados. Já cidade de Alumínio, entre os meses de janeiro e fevereiro registrou 6 notificações e nenhum caso confirmado. Em Mairinque, nos dois primeiros meses do ano foram notificados 22 casos e houve 1 confirmação. O município de Ibiúna registrou 9 notificações e 5 confirmações para dengue. Em Vargem Grande Paulista ocorreram nesses dois meses, 12 notificações e 2 confirmações. Já Pirapora do Bom Jesus contabilizou em janeiro e fevereiro deste ano 6 notificações e nenhum caso confirmado.
Sintomas
Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Dores locais: nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos. Tipos de dor: forte nas articulações. No corpo: febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor. Também é comum: dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal. Por isso, ao sentir alguns destes sintomas a pessoa deve procurar auxílio médico imediatamente para realizar exames