Casa do Samba de Pirapora do Bom Jesus homenageia Osvaldinho da Cuíca
Publicado em:
25 de setembro de 2025 às 15:00:00

Divulgação
Crédito Imagem:
O artista é considerado um ícone do samba paulista e seu embaixador
A homenagem aconteceu no domingo, 21, na Casa do Samba de Pirapora a um dos nomes mais importantes do samba paulista. Nascido em São Paulo no Bairro do Bom Retiro em 12 de fevereiro de 1940, Osvaldo Barro, o Osvaldinho da Cuíca, possuiu um currículo imenso e variado, quer como cantor, compositor, instrumentista, produtor e pesquisador musical brasileiro.
Reconhecido como “Embaixador Nato do Samba Paulista” pela União das Escolas de Samba Paulistanas, fez parte do conhecido grupo “Demônios da Garoa”, e em 1974 foi eleito o primeiro “Cidadão Samba de São Paulo”. Atuou em programas de rádio e televisão, realizou gravações e trilhas sonoras, participou de shows, peças de teatro e festivais, e se apresentou com grandes nomes do samba, da MPB e internacionais, como Yoko Ono, Living Colour e Rolling Stones. Geraldo Filme, que tinha uma longa e conhecida ligação com o Samba de Bumbo de Pirapora, foi parceiro de Osvaldinho por 40 anos.
O Espaço Samba Paulista Vivo “Honorato Missé”, a Casa do Samba de Pirapora, contou ainda com a apresentação do grupo “Samba em 5”, Crispim Menino Levado, Samba dos Engraxates, Samba de Bumbo de Pirapora e com a sua tradicional feijoada, com renda revertida para as oficinas e atividades culturais oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Turismo de Pirapora.
A secretária de Cultura e Turismo. Katherine Silva, entregou a Osvaldinho da Cuíca, em nome também do prefeito Gregorio Maglio, um quadro-honraria que leva o nome do “Seu” Carlão do Peruche, distribuído também a outras personalidades durante as comemorações pelos 300 anos do Senhor Bom Jesus no mês de agosto.
Ao agradecer sua homenagem, além de sambar, cantar e tocar sua cuíca, Osvaldinho lembrou de Dona Maria Esther, João do Pasto e dos demais membros que ajudaram e ajudam a preservar o Samba de Bumbo de Pirapora: “Pirapora não é só o Berço do Samba Paulista, é o berço da cordialidade, que recebe de braços abertos não só as romarias, mas também todos àqueles que tem a curiosidade de sentir a vibração positiva que essa cidade emana, que sai do coração da cidade. Parece que o Jesus Cristo está o tempo todo nos abençoando. A minha alegria, minha felicidade de estar aqui, e vim muitas vezes, sempre foi uma emoção muito forte, de felicidade. Parece que a gente sai daqui renovado. Parabenizo a todos aqueles que preservam essa cultura maravilhosa, tanto o lado religioso como o samba. Obrigado pela cordialidade de vocês”, declarou Osvaldinho da Cuíca.