top of page

Carretas de Mamografias do Governo de SP realizam mais de 19 mil atendimentos e superam meta anual

Publicado em:
6 de outubro de 2023 21:21:00
Atualizado em:
6 de outubro de 2023 21:22:08
Carretas de Mamografias do Governo de SP realizam mais de 19 mil atendimentos e superam meta anual
Divulgação
Crédito Imagem:

De janeiro ao dia 2 de outubro deste ano, foram atendidas 19.305 mil pacientes; exames são gratuitos e servem para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama

As Carretas da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizaram 19.305 exames até o dia 2 de outubro. O número superou a meta anual de 19.200 atendimentos. Até o momento, o serviço já passou por 38 cidades e, neste fim de semana, duas carretas estarão em São Sebastião e Piracicaba.

As Carretas de Mamografia oferecem exames de forma gratuita por meio do SUS para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Já mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem solicitação médica, RG e Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão do SUS.

O Programa Mulheres de Peito tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.

Em Mongaguá, a carreta chegou no dia 26 de setembro. No dia 02 de outubro, a gerente de farmácia Luzia Malaquias dos Santos, de 42 anos, realizou a mamografia. Ela conta que não é a primeira vez que utiliza o serviço, e que no ano passado foi até Santos para conseguir fazer o exame pela carreta: "A mamografia é muito importante porque você consegue diagnosticar rapidamente um pequeno nódulo, por isso que todo ano que eu tenho a oportunidade, a carreta está perto, eu faço o meu exame".

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia nos dias de semana e, aos sábados, realizar 25 atendimentos.

Para ter acesso ao serviço, basta comparecer à carreta com documento de identificação, cartão do SUS e, se tiver entre 35 e 49 anos, com solicitação médica. O atendimento é por ordem de chegada. As carretas recebem repasses mensais da SES e, até o mês de setembro, já receberam R$ 5,7 milhões em 2023.

Leia Mais ...
bottom of page