Câmara de Araçariguama quer reunião com a Sabesp para tratar sobre Tarifa e recuperação do pavimento
Publicado em:
3 de setembro de 2025 às 14:58:00

Divulgação
Crédito Imagem:
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Paulo Volcov deve marcar para os próximos dias reunião com a SABESP para tratar de, pelo menos, dois assuntos importantes para o município e população: a cobrança da Tarifa de Disponibilidade e a recuperação total do pavimento que é quebrado e rasgado por conta de obras da empresa e que, na grande maioria das vezes, acaba se transformando em prejuízo aos cofres municipais e perigo, por não receber os reparos necessários.
Os assuntos vieram à tona durante a sessão legislativa da terça-feira, 2, quando o Vereador Helton da Van se mostrou indignado com a cobrança de esgoto, mesmo para uma casa que não se serve de tal serviço. “Sabemos que há uma lei que permite tal cobrança (Tarifa de Disponibilidade), mas isso não é justo, principalmente para a população de baixa renda que, com muito sacrifício batalha para terminar a casa. Um valor que faz falta no fechamento das contas do mês. Cadê o bom senso, cadê a conscientização?”, destacou. O Vereador falou também sobre a situação do Bairro Novo Tigrão que, em alguns pontos, apresenta “esgoto a céu aberto”. “Lá existe a rede de esgoto e a ligação da casa, mas a rede está entupida há mais de dois meses”, contou mostrando uma outra realidade que onera o cidadão. “Se você atrasar o pagamento em um mês, a empresa já corta o fornecimento de água, só que eles podem ficar 2 meses com a rede entupida que nada acontece?”, comparou.
Após ouvir as palavras do Vereador Helton da Van, o Presidente da Casa, Paulo Volcov, também citou problemas com a Sabesp. Pediu que o setor de fiscalização da Prefeitura cumpra leis municipais principalmente a que se refere na devida reparação do asfalto com o recape de ruas e não apenas tapa-buraco, onde o pavimento foi danificado para obras. “A Sabesp sai fazendo buraco onde a gente acabou de fazer o asfalto e fica aquele serviço mal feito. Temos lei municipal que obriga a devida recuperação desse piso, então, que façamos valer”, comentou. Citou como exemplo a recente instalação da rede de esgoto que veio do Bairro Viçoso, Chácara Dora e Terra Baixa. “O que a Sabesp tem que fazer agora. Recapear toda a via que foi aberta”, disse. “Efetivamente, nós Câmara juntamente com a Prefeitura temos que fazer uma reunião com a Sabesp e mostrar que temos leis que ela deve cumprir, usando do mesmo rigor que a empresa faz com nossos contribuintes”, concluiu.