top of page

Bolsonaro decreta fim do horário de verão no Brasil

Publicado em:
25 de abril de 2019 18:46:51
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:02
Bolsonaro decreta fim do horário de verão no Brasil
Crédito Imagem:

[caption id="attachment_420" align="aligncenter" width="1140"] Participaram da cerimônia, no Palácio do Planalto, parlamentares que apresentaram projetos no Congresso para extinguir o horário de verão. FOTO: Antonio Cruz/Agência Brasil[/caption]

A partir desta quinta-feira, 25, está decretado o fim do horário de verão no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje o decreto em cerimônia no Palácio do Planalto. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o horário apontou pouca efetividade na economia energética do país. 

Outro fator também levado em conta foi um estudo da área da saúde que aponta o quanto a mudança nos horários afeta o relógio biológico das pessoas. O possível decreto já havia sido anunciado pelo atual presidente neste ano.

Com o intuito de aliviar o pico de consumo da energia elétrica e aproveitar a iluminação solar por mais tempo, o horário de verão foi criado em 1931. Porém, nos últimos anos, especialistas afirmam que  essa economia não é mais a mesma e não há mais tanto benefício. 

O secretário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino, além de explicar todo o processo, também ressaltou que como já houve a extinção e a volta do horário desde a sua criação, nada impede de que após avaliações a medida possa ser sugerida novamente no futuro e que por hora, ele não faz mais sentido. 

 

 

 

 

Leia Mais ...
bottom of page