top of page

Assim como a China, França entra em alerta após aumento dos casos de pneumonia em crianças

Publicado em:
24 de novembro de 2023 às 20:57:00
Assim como a China, França entra em alerta após aumento dos casos de pneumonia em crianças
Divulgação
Crédito Imagem:

Médicos identificaram que muitos pacientes com menos de 15 anos foram infectados pela bactéria 'Mycoplasma pneumoniae'

A França enfrenta um aumento significativo de casos de pneumonia entre crianças e adolescentes, um cenário parecido com o observado na China.

Uma reportagem da emissora de televisão parisiense BFMTV informa que os atendimentos para essa doença aumentaram 36% na semana de 13 a 19 de novembro.

Cresceram também as notificações de gripe (+24%), bronquite (+23%) e suspeitas de Covid-19 (+44%) em menores de 15 anos.

Em relação aos casos específicos de pneumonia, chamam a atenção dos médicos aqueles causados pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, a mesma relatada em alguns pacientes chineses, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

"Há mais casos, e eles são mais graves, com casos em terapia intensiva", diz à BFMTV o médico pediatra Andreas Werner, presidente da Afpa (Associação Francesa de Pediatria Ambulatorial).

Os pacientes apresentam tosse e febre alta. O médico adverte que há situações em que antibióticos convencionais são ineficazes.

O especialista acrescenta que, normalmente, a infecção afeta indivíduos de 6 a 15 anos, sendo muito mais rara entre crianças abaixo de 5 ou 6 anos.

Segundo o virologista Bruno Lina, também ouvido pela emissora parisiense, os casos "são pneumonias agudas comunitárias, ou seja, não são adquiridas no hospital, mas na cidade".

Ele enumera os principais sintomas: "Febre, tosse, espirros, dor de cabeça e, quando a pneumonia se desenvolve, tosse com falta de ar".

O aumento de casos em território francês é acompanhado pelas autoridades sanitárias. A tendência de aumento precisa ser confirmada nas próximas duas a três semanas.

A bactéria Mycoplasma pneumoniae costuma aparecer de tempos em tempos, salienta o virologista.

"Sabemos que é uma bactéria que tem ciclos de circulação internacional, aproximadamente a cada cinco anos. O inverno de 2023-2024 [no Hemisfério Norte] ocorre nos cinco anos que se seguiram à última vez em que a Mycoplasma pneumoniae causou uma epidemia internacional com um aumento no número de casos."


Fonte: R7.com

Leia Mais ...

Rodada do Brasileirão terá clássicos e grandes confrontos neste fim de semana

Festa de São José segue com programação especial neste fim de semana em Araçariguama

Em clima de final de Copa, Brasil se prepara para noite do Oscar neste domingo

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page