Araçariguama registra novo saldo negativo na geração de empregos formais
Publicado em:
5 de março de 2026 às 12:01:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Araçariguama iniciou 2026 com retração no mercado de trabalho formal. Dados divulgados na terça-feira, 3, pelo Novo Caged apontam que o município fechou o mês de janeiro com saldo negativo de -137 vagas com carteira assinada.
O resultado é fruto da diferença entre admissões e desligamentos no período. Os setores de Comércio e Serviços foram os que mais impactaram o desempenho, concentrando o maior número de demissões no mês.
O dado reforça uma tendência de queda, já que dezembro de 2025 também havia fechado no vermelho. Naquele mês, o saldo foi de 123 desligamentos a mais que contratações, indicando sequência de retração no nível de empregos formais na cidade.
Com o desempenho recente, Araçariguama soma atualmente um estoque de 12.081 trabalhadores com carteira assinada — número que representa o total de vínculos formais ativos no município.
No primeiro mês do ano o município de Araçariguama registrou a contratação de 235 homens e 166 mulheres, a maior parte com ensino médio completo e com faixa etária entre 30 a 39 anos. No mesmo mês foram registradas demissões de 307 homens e 231 mulheres, o que gerou um saldo de -72 vagas para homens e -65 para mulheres.
Região
Dos municípios da região que recebem a cobertura do portal de notícias MUNDO N(mundon.com.br), site do jornal GAZETA, Vargem Grande Paulista e São Roque também registraram saldo negativo: -35 e -15, respectivamente.
No sentido inverso, Pirapora do Bom Jesus foi a cidade que registrou maior saldo positivo em empregos com carteira assinada em janeiro: 45, com destaque para o setor de Serviços.





















