Araçariguama: Vereadora Iara Costa entrega Medalha de Honra ao Mérito Educativo Profª Lázara Aparecida Moraes Andrade
Publicado em:
21 de outubro de 2023 13:00:00
Atualizado em:
20 de outubro de 2023 19:47:02
Divulgação
Crédito Imagem:
Momento de grande emoção marcou a 32ª sessão ordinária da Câmara Municipal ocorrida no dia 17, quando através de Ato da Mesa, a vereadora Profª Iara Costa entregou a Medalha de Honra ao Mérito Educativo Profª Lázara Aparecida Moraes Andrade, recentemente instituída, à professora Dora Alice Ramos Casemiro pelo trabalho ao longo de muitos anos frente ao magistério em Araçariguama.
Ainda durante os trabalhos legislativos, a Câmara fez a entrega da Medalha aos filhos da Profª Lazinha, que empresta o nome à tão importante homenagem e que, naquele ato forma representados pelas filhas Dra. Maria de Fátima de Castro Andrade e Claudia Castro Andrade. Parentes da Profª Lazinha também estiveram presentes ao ato.
Professora Dora
O Ato traz a seguinte mensagem sobre a homenageada: “Dora Alice Ramos Casemiro nasceu da união matrimonial de Marcelina Felix e Guilherme da Silva Ramos no dia cinco de outubro de mil novecentos e quarenta e seis no estado de São Paulo, bairro da Água Fria, zona norte da capital de São Paulo. Teve um único irmão mais velho, Guilherme da Silva Ramos Filho, hoje falecido. Quando completou dez meses de vida, seu pai veio a falecer, tendo que sua mãe cuidar sozinha do casal de filhos. Iniciou os estudos aos sete anos de idade no ano 1954 na escolinha que havia na Paróquia Nossa Senhora da Salete, ministrado pelos freis Salesianos, e administrado pela Confederação Nacional da Indústria (Sesi), onde concluiu a instrução fundamental que antigamente compreendia da primeira à quarta série primária. Prosseguiu o curso ginasial na Escola Industrial Nossa Senhora da Salete na cidade de São Paulo ministrado pelas irmãs Salesianas, concluindo o curso em 1963. Uma de suas amigas decidida a se tornar professora fez-lhe o convite de também ingressar no curso de magistério, visto que, já era de seu conhecimento o fato de alguns vizinhos e conhecidos lhe pedirem ajuda de reforço escolar dando aulas particulares para seus filhos. Aceitando o convite ingressou na Escola Normal Particular Salete, concluindo no ano letivo de 1966 o curso Colegial de Formação de Professor Primário. Começou a lecionar em 1967. No período diurno para as crianças como professora substituta no bairro Jardim Peri na Escola Estadual Professora Rita Bicudo Pereira. E no período noturno lecionava na alfabetização de adultos no bairro da Brasilândia. Casou-se com Paulo Alonso Casemiro no ano de 1969 na Igreja Nossa Senhora da Salete, hoje Santuário Nossa Senhora da Salete. Teve três filhos: César, Patrícia e Raquel aos quais vieram para a cidade de Araçariguama ainda crianças. Mais tarde ingressou no curso superior de Estudos Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santana, obtendo o diploma no ano de 1975. Desde então lecionou em diversas escolas como professora primária e para alunos de quinta à oitava série de geografia e história. Embora não sendo concursada, todas as vagas que apareciam independente de bairros e de distâncias sempre assumia salas de aula. No ano de 1981 prestou o tão sonhado concurso para admissão no cargo de professor primário, sendo então aprovada.
Podendo escolher qualquer município do Estado de São Paulo veio-lhe o desejo de morar numa cidade do interior, por ser mais tranquilo. No dia da atribuição, sendo escrito na lousa o nome das cidades onde poderiam ser escolhidas e estando entre elas o município de São Roque já, famosa pelos seus vinhos deliciosos, não restou outra alternativa a não ser abraçar a causa mais nobre que é levar conhecimento aos filhos desta terra. Sendo assim no ano de 1982 veio residir nesta cidade de Araçariguama que na época era distrito de São Roque. Agora como professora efetiva em escola rural do bairro da Aparecidinha, iniciando assim a sua trajetória profissional nesta cidade. Posteriormente, em 1984 foi transferida para a Escola Estadual Humberto Victorazzo, onde permaneceu até o ano de 1994 quando se aposentou por tempo de serviço como professora do Estado de São Paulo.
Em meados de 1995, foi convidada para lecionar na alfabetização de adultos, em prédio de esquina no bairro Terra Baixa, em frente a Escola Tereza de Campos Castro ( TCC). Adicionalmente voltou a lecionar nas escolas de bairros, seja porque as salas estavam vagas, substituindo professores que tiravam licença médica ou se ausentavam por diversos motivos. Com o processo de municipalização do ensino primário, iniciado no período do governo estadual Mário Covas e municipal prefeito Moisés de Andrade, a professora Dora prestou um novo concurso público para o cargo de professora municipal, da qual foi aprovada, e dando continuidade à sua atividade profissional na Escola Tereza de Campos Castro. Durante o período em que trabalhou como professora lecionou em seis escolas nos seguintes bairros: Aparecidinha, Rio Acima, Chácara Dora, Cintra Gordinho, Terra Baixa e Centro. Conheceu e fez amizade com muitos professores aos quais prefere não nomear para não esquecer de nenhum deles. Trabalhou com as diretoras: Ana Marchiori, Ana Lúcia Stadle, Débora, Regina Santos, Laurete, dentre outras. Se aposentou do serviço público municipal no ano de 2010, tendo a oportunidade de dar conhecimento até mesmo para os filhos de alguns ex -alunos”, encerra o documento.
Prestigiaram a homenagem à Professora Dora os filhos Raquel e César, o esposo Paulo, o prefeito Rodrigo Andrade, o Secretário de Educação João Borg e membros da Secretaria.