Araçariguama: Veículo com placa adulterada leva ex-GCM à prisão em operação policial
Publicado em:
27 de novembro de 2025 às 12:06:40

Crédito Imagem:
Durante uma operação de fiscalização de trânsito realizada na manhã de terça-feira, 25, policiais militares do 50º BPM/I – 2ª Cia flagraram um veículo com sinal identificador adulterado na Rua Santa Cruz, região central de Araçariguama. A ação ocorreu por volta das 11h.
A equipe avistou um Fiat Argo prata cuja placa dianteira apresentava um caractere divergente do padrão oficial do Detran, exibindo o emplacamento RTB2A08. Na abordagem, ao apresentar a documentação digital, constatou-se que a placa verdadeira do automóvel não correspondia à que estava instalada, confirmando a adulteração.
Enquanto o encarregado da equipe fotografava o veículo, o condutor saiu apressado afirmando ter “esquecido de uma coisa” e removeu uma fita preta que alterava um dos números da placa. A consulta ao sistema revelou ainda que o emplacamento adulterado pertencia, na verdade, a um Citroën C4 Cactus branco registrado em Porto Alegre (RS), sem queixa de furto ou irregularidades.
Questionado, o homem inicialmente afirmou que o sobrinho teria feito a mudança “por brincadeira”. Em seguida, alegou que, por ser ex-integrante da Guarda Civil Municipal de Araçariguama e ter envolvimento político, acreditava que guardas municipais poderiam ter adulterado a placa para prejudicá-lo.
Diante das evidências, os policiais deram voz de prisão ao condutor pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no artigo 311 do Código Penal. Ele foi levado ao Distrito Policial de Araçariguama, onde a autoridade de plantão ratificou a prisão. Após o registro, o homem foi transferido ao DP de Mairinque, permanecendo à disposição da Justiça para audiência de custódia.
O veículo foi liberado ao irmão do detido, conforme determinação da autoridade policial.
















