top of page

Alvorecer de São Roque foi o tema da Entrada dos Carros de Lenha 2023

Publicado em:
1 de agosto de 2023 20:43:00
Alvorecer de São Roque foi o tema da Entrada dos Carros de Lenha 2023
Paróquia São Roque
Crédito Imagem:

Aconteceu na manhã de Domingo (30) o tradicional desfile da Entrada dos Carros de Lenha, dia em que as Festividades de Agosto iniciam oficialmente em São Roque, o tema deste ano foi ‘Alvorecer de São Roque’. Os organizadores do desfile apresentaram três cenas que contavam a vinda de Pedro Vaz de Barros e Fernão Paes de Barros, o enredo foi interpretado por vários personagens e dançarinas. Confira um pouco no conto abaixo:

"O Capitão Pedro Vaz de Barros, conhecido como Vaz Guaçu (o Grande) pertencente à família de intrépidos bandeirantes e sertanistas, encantado com a exuberância da nossa natureza, principalmente a visão do vale do Carambeí, onde não faltava o colo- rido dos ipês-amarelos, aqui fixou residência, como fundador e morador.

Sua casa de residência, a sede da fazenda, era assobradada e de taipas e ficava no atual largo da Matriz. Ao lado situava a capela, também de taipas, erigida sob a invocação de São Roque, santo da especial devoção do fundador: Pedro Vaz de Barros.

Segundo o testemunho de Pedro Taques, sobrinho-neto do fundador, na enorme propriedade trabalhavam 1.200 índios e ali se produziam em abundância o vinho e o pão, produtos dos extensos vinhedos e trigais da fazenda. Este imenso patrimônio localizava- se nas proximidades da confluência dos rios Aracaí e Carambeí.

Por volta de 1680, o Capitão Fernão Paes de Barros, sua esposa Maria de Mendonça e a filha Inácia deram início a construção do conjunto Casa Grande e Capela de Santo Antônio onde fixaram residência. Inácia veio a se casar, em primeiras núpcias com seu primo Brás Leme de Barros (filho de Pedro Vaz).

Ficando viúva cedo, casou-se em segundas núpcias com João Martins Claro com quem teve 5 filhas: CATARINA, JOANA, MARIA, ANA e LUIZA, as quais por sua vez, se casaram e vieram a tornar-se troncos de diversas famílias da região."

Confira algumas fotos do tradicional desfile:

Leia Mais ...
bottom of page