Alerta aos microempreendedores: Golpes envolvendo a Declaração Anual do MEI
Publicado em:
13 de janeiro de 2026 às 18:42:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Microempreendedores Individuais (MEIs) devem redobrar a atenção diante de uma nova onda de golpes relacionados à Declaração Anual do MEI. Criminosos têm enviado mensagens, e-mails e até boletos falsos, utilizando nomes e logotipos oficiais, além de ameaças como a suspensão do CNPJ, com o objetivo de enganar os contribuintes.
É importante reforçar que a Declaração Anual do MEI é totalmente gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelos canais oficiais do Governo Federal, por meio do portal com domínio gov.br. O prazo para envio da declaração vai até 31 de maio.
Para evitar prejuízos, fique atento às principais orientações de segurança: Desconfie de e-mails enviados fora do horário comercial, com erros de escrita, caracteres estranhos ou domínios não oficiais, especialmente aqueles que não terminam em “com.br” ou “gov.br”; Não clique em links desconhecidos ou suspeitos; Não realize pagamentos de guias ou boletos sem confirmar a autenticidade do documento e da fonte emissora.
Em caso de dúvidas ou antes de tomar qualquer atitude, a orientação é para que o microempreendedor procure o Sebrae Aqui, localizado na Casa do Cidadão, na Rua Coronel Joaquim Augusto, 348 – Centro, Araçariguama. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível obter informações pelo WhatsApp (11) 97436-3991.




















