top of page

19 de Maio e o ano de 1992

Publicado em:
15 de maio de 2021 16:42:54
19 de Maio e o ano de 1992
Crédito Imagem:

 

 

 

No próximo dia 19 de Maio, quarta-feira, quando Araçariguama comemora seus 29 anos de Emancipação Político/Administrativa, um dos momentos mais marcantes da sua recente história vai estar viva na memória e nos corações daqueles que, realmente, sabem mensurar o significado da luta e empenho dos que lutaram para reconduzir a Vila à condição de município.

Simplesmente comemorar a passagem da data e somar anos à conquista dos emancipadores, pode ser um erro terrível ao real motivo que levou essa gente a lutar por uma cidade que realmente pudesse oferecer algo de bom e positivo para sua população. Uma luta que começou na década de 1980 e ganhou força na década seguinte.

Não é segredo para ninguém que o então Distrito de Araçariguama vivia tempos difíceis em relação aos serviços públicos e de infraestrutura. Parcos recursos eram destinados pelo município-mãe, São Roque, mesmo tendo em terras araçariguamenses um parque industrial gerador de riquezas e impostos para a cidade sede.

Desse quadro tão negativo, não restou outra saída a não ser reforçar o ideal pela Emancipação e o desafio de buscar por conta própria, conquistas e melhorias. Aproveitando a oportunidade oferecida pela legislação que autorizava a criação de novos municípios, políticos locais, lideranças comunitárias e um sem número de cidadãos abraçaram a ideia e iniciaram um dos maiores desafios já vividos por esta tricentenária terra.

E assim se fez. Foram anos de lutas, frustrações, sonhos, avanços até que, em 19 de Maio de 1991 esmagadora parcela da população disse SIM à emancipação do distrito em plebiscito, onde 96% do eleitorado local - ou seja, do total de 2073 que compareceram às urnas, 1984 votaram a favor - cumpriu uma das etapas mais importantes de todo o processo e manifestou seu desejo de, mais uma vez, fazer de Araçariguama um município.

Em 30 de dezembro do mesmo ano, o governador do Estado Luiz Antonio Fleury Filho sancionou a Lei Nº 7664/91 que em seu Art. 2º, inciso IV, diz: Fica criado o Município de Araçariguama com as respectivas divisas”.

No ano seguinte, ocorrem as eleições municipais que elegeram Prefeito (Severino Alves filho – Paraíba), Vice-Prefeito (Belarmino Alves Pinto – Belo) e Vereadores (Mauro Bonifácio - Presidente, Osvaldo de Deus Correia – Vice Presidente, Ignácio Egydio Martins – 1º Secretário, Orlando José de Moraes – 2º Secretário, José Aparecido Felix -Tesoureiro, Ana Aparecida de Castro Marchiori, Francisco Martins Pereira, João Antonio da Silva e José Pereira de Oliveira. Em 1º de janeiro de 1993 o município foi oficialmente instalado, os eleitos empossados e a cidade de Araçariguama deu seus primeiros passos em direção ao futuro que constrói a cada dia.

Para comemorar civicamente conquista tão especial, fez-se a composição de duas datas marcantes na luta pela emancipação: o 19 de Maio – dia do SIM – e o ano de 1992, quando ocorreram as eleições municipais.

Por essa razão, Araçariguama completa no dia 19 de Maio de 2021, seus 29 anos de Emancipação Política/Administrativa.

Leia Mais ...
bottom of page