top of page

Ópera na Escola estreia espetáculo "Bastião e Bastiana" em Araçariguama

Publicado em:
3 de agosto de 2023 21:06:00
Ópera na Escola estreia espetáculo "Bastião e Bastiana" em Araçariguama
Divulgação
Crédito Imagem:

Com 16 apresentações gratuitas, projeto chega a sua 10ª edição com temporada por sete cidades do estado de São Paulo

O projeto Ópera na Escola estreia no dia 6 de agosto, em Araçariguama, interior de São Paulo, o espetáculo "Bastião e Bastiana", que marca a 10ª edição da iniciativa com a proposta de disseminar a música clássica em comunidades sem a oferta de ações culturais.

As apresentações acontecem, às 10h e às 14h, respectivamente na EMEIF Rada Smaili (Estrada da Pedreira Santa Rita S/N - Lagoa) e na EMEIF Rosalina Silvestrini Bonifacio (Estrada Imperial, 25 - Santa Ella). O espetáculo é gratuito, direcionado a estudantes e seus familiares, mas também aberto a qualquer morador da comunidade interessado em conhecer a obra. Para participar, basta chegar ao local antes do início do espetáculo.

Para marcar sua 10ª edição, o projeto apresenta uma adaptação de "Bastião e Bastiana", famosa obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, que conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião, jovem que nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.

“Quem nunca se perguntou se é verdade que dinheiro não compra felicidade? Dividido entre o amor da sua pastora Bastiana e os tesouros da bela dama, Bastião nos convida a pensar: qual o valor que o amor tem em nossas vidas? Qual a importância que damos à fidelidade dentro de uma relação? Através de uma mistura de delicadeza e humor, de inocência e ironia, ‘Bastião e Bastiana’ nos faz rir de suas personagens e, através dessa risada, refletir sobre nós mesmos”, explica Mauricio Veloso, diretor cênico do espetáculo e responsável pela tradução e adaptação da obra.

Paralelamente à apresentação, o projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra. "É muito gratificante chegarmos à 10ª edição desse projeto que cumpre um papel tão importante, sendo, muitas vezes, o primeiro contato de jovens e seus familiares com esse gênero musical. Nesses 10 anos, promovemos o acesso a apresentações artísticas de qualidade. Estudos mostram que projetos musicais têm o poder de trazer perspectiva de vida e esperança de um futuro mais justo e o Ópera na Escola vem impactando de maneira positiva”, destaca Cléia Mangueira, diretora e produtora do projeto.

Ao todo, 16 escolas receberão as apresentações com entrada gratuita entre os meses de agosto e setembro. O projeto estreia no dia 5, em São Caetano do Sul e depois de Araçariguama, circula por São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Cotia.

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, através do Instituto Gerdau, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC ICMS.

Projeto Ópera na Escola | Espetáculo "Bastião e Bastiana"

Quando: 06 de agosto

Onde:

10h - EMEIF Rada Smaili: Estrada da Pedreira Santa Rita S/N - Lagoa;

14h - EMEIF Rosalina Silvestrini Bonifacio: Estrada Imperial, 25 - Santa Ella.

Entrada gratuita

Leia Mais ...
bottom of page