SP vai iniciar a vacinação do grupo com idade entre 55 e 59 anos e mais professores em julho
Publicado em:
19 de maio de 2021 às 17:32:00
Crédito Imagem:

O governo de São Paulo anunciou que vai finalizar a vacinação contra a covid-19 de pessoas com deficiência e com comorbidades até o mês de julho e iniciar a imunização da faixa etária entre 55 e 59 anos a partir do dia 1º de julho.
"Entre os dias 1º e 20 de julho serão vacinadas as pessoas de 55 a 59 anos de idade e entre os dias 21 e 31 de julho vamos vacinar os profissionais da educação que ainda precisam ser vacinados na faixa de 18 a 46 anos. Um público total de 1 milhão e 700 mil pessoas neste programa de vacinação", disse o governador João Doria (PSDB).
Além disso, no dia 28 de maio será iniciada a imunização de pessoas com idade entre 40 e 44 anos que apresentam deficiência permanente ou comorbidades. A estimativa é de que 760 mil pessoas dentro desse grupo sejam imunizadas.
As informações foram divulgadas em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo na capital. Doria anunciou ainda que manterá a fase de transição do Plano SP no estado até 31 de maio e iniciará a fase de flexibilização em junho.
Atualmente, o estado passa pela fase de transição. Nesta etapa, comércio e serviços podem funcionar até as 21h, com capacidade de ocupação de 30%. Também está vigente o toque de recolher entre 21h e 5h.
[caption id="attachment_39005" align="aligncenter" width="750"]
Cronograma de vacinação contra covid no estado de São Paulo para maio (Imagem: Reprodução)[/caption]
[caption id="attachment_39004" align="aligncenter" width="750"]
Comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para a vacinação de pessoas entre 40 e 44 anos (Imagem: Reprodução)[/caption]
Segundo o governador, a vacinação dos profissionais de educação permitirá "retomar as aulas do segundo semestre com total segurança". Logo após o anúncio, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, comemorou a notícia em um vídeo publicado no Twitter.
"É um grande passo. E atenção, se você tem comorbidades, profissional de educação, você será vacinado antes disso porque agora, antes disso, priorizamos aqueles que têm comorbidades inclusive na educação. É um grande passo. Teremos um grande segundo semestre para todos os nossos profissionais, professores, diretores, toda a equipe da escola vacinada até julho", disse Rossieli.
Pessoal, ótima notícia! Mais vacinas para a Educação! pic.twitter.com/FbKDdjUCkr
— Rossieli Soares (@rossieli) May 19, 2021
Governo federal precisa cumprir cronograma, diz coordenadora
A coordenadora geral do programa estadual de imunização, Regiane de Paula, cobrou o Ministério da Saúde para que o cronograma de vacinação federal seja cumprido. Segundo ela, só assim as precisões de imunização do estado poderão ser efetuadas.
"Em julho a gente espera finalizar todas as comorbidades e deficiências permanentes. Mas para isso o Ministério da Saúde precisa cumprir o seu calendário vacinal. Nós precisamos de ritmos de vacinação. E esse ritmo de vacinação se deve à compra de mais vacinas, à chegada de mais vacinas. É muito importante que o governo federal esteja atento. Nós precisamos dar celeridade a esse processo", disse Regiane.
Ainda segundo a coordenadora, "ainda não houve uma sinalização do PNI (Plano Nacional de Imunização) para que possamos vacinar todas as gestantes sem comorbidades". Grávidas e puérperas com comorbidades começaram a ser vacinadas neste mês no estado.
Até as 13h desta quarta-feira, 15.078.432 milhões de doses já haviam sido aplicadas em todo o estado. Foram 9.929.276 aplicações da primeira dose e 5.149.156 milhões da segunda, ou seja, esse último número reflete quantas pessoas completaram as duas etapas da imunização.
Ontem, foi iniciada a vacinação de motoristas e cobradores de ônibus. No dia 21, começa a imunização de pessoas entre 45 a 49 anos com comorbidades e deficiência permanente.
Fonte-UOL

















