Sorocabana inicia atividades de pavimentação previstas no pacote de investimentos da duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250)
Publicado em:
12 de dezembro de 2025 às 20:08:00

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Intervenções fazem parte das etapas iniciais do projeto de modernização da rodovia entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna
A Concessionária Sorocabana, uma empresa da Motiva, iniciou em novembro as primeiras atividades de pavimentação que integram o pacote de investimentos previstos para a futura obra de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), no trecho entre os quilômetros 45 e 68,7 — ligação estratégica entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna.
As intervenções não representam ainda o começo da duplicação em si, mas marcam o início do conjunto de serviços que antecedem a execução da obra principal. Esses trabalhos iniciais visam preparar a estrutura da rodovia, melhorar as condições de trafegabilidade e dar sequência ao cronograma de modernização da SP-250.
Primeiras frentes de pavimentação já executadas
Entre os dias 1º e 10 de dezembro, foram realizadas atividades de pavimentação nos trechos:
km 50+750 ao km 50+850
km 51+300 ao km 51+500
No total, 378 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) foram aplicadas nessas duas frentes, reforçando a durabilidade e a segurança do pavimento.
Até o final de dezembro, a Sorocabana prevê executar serviços adicionais entre os km 48+400 e 49+100, com estimativa de produzir aproximadamente 882 toneladas de CBUQ — volume que eleva para mais de 1.200 toneladas de pavimento aplicadas apenas nesta etapa inicial.
Essas atividades incluem, além da nova camada de pavimento:
implantação de sinalização horizontal (pintura viária com material refletivo);
instalação de tachões e tachas refletivas para reforço da visibilidade noturna;
serviços de drenagem local;
dispositivos de segurança, como defensas metálicas.
O que está previsto para a futura duplicação
O conjunto de investimentos da Sorocabana para a duplicação da Bunjiro Nakao prevê um amplo pacote de obras que transformarão a capacidade e a segurança da rodovia, incluindo:
10 km de nova duplicação em pavimento flexível;
14 km de segmentos já duplicados que serão finalizados e integrados ao novo traçado;
4 Obras de Arte Especiais (OAEs), como pontes e viadutos;
5 passarelas para pedestres instaladas ou adequadas;
6 novos dispositivos de retorno, ampliando a acessibilidade e a segurança dos usuários.
Essas intervenções permitirão segregar o tráfego local do de longa distância, reduzir o tempo de viagem, melhorar a fluidez e trazer mais segurança aos motoristas e às comunidades lindeiras.
Compromisso com a modernização da SP-250
Com o início das atividades de pavimentação, a Sorocabana dá os primeiros passos do programa de modernização da SP-250, preparando o corredor para a futura duplicação — que será anunciada de forma específica quando a etapa principal das obras for iniciada.
A concessionária reforça seu compromisso em promover melhorias progressivas, garantir maior conforto aos usuários e apoiar o desenvolvimento regional por meio de uma infraestrutura viária mais moderna, segura e eficiente.
Sobre a Sorocabana: A Sorocabana uma empresa da Motiva é responsável pela administração de 460 quilômetros em trechos de 17 rodovias estaduais paulistas, localizadas nas regiões sudeste e oeste do estado. A concessão, com duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 8,8 bilhões em obras e melhorias, incluindo duplicações, implantação de faixas adicionais, acostamentos, vias marginais e modernização da infraestrutura com tecnologia para rodovias inteligentes. Entre as rodovias que integram a concessão estão Castello Branco (SP-280), José Ermírio de Moraes (SP-075), Raposo Tavares (SP-270) e João Leme dos Santos (SP-264). Também fazem parte trechos da SP-079, que inclui as rodovias Raimundo Antunes Soares (Votorantim-Piedade), Padre Guilherme Hovel-Svd (Piedade-Tapiraí) e Tenente Celestino Américo (Tapiraí-Juquiá), e da SP-250, composta pelas rodovias Bunjiro Nakao (Vargem Grande Paulista-Piedade), José de Carvalho (Piedade-Pilar do Sul) e Nestor Fogaça (Pilar do Sul). Sul-São Miguel Arcanjo). Além disso, a concessão abrange interligações importantes, como o Celso Charuri (SPI-091/270), o Contorno Brigadeiro Tobias (SPI-087/270) e o Contorno de São Roque (SPI-060/270). Também estão incluídas as rodovias de acessos, como Lívio Tagliassachi (SPA-053/280), Doutor Miguel Affonso Ferreira de Castilho (SPA-103/079), João Guimarães (SPA-104/079) e José de Almeida Rosa (SPA-160/250).
Sobre a Motiva: maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.

















