No Brasil são inúmeros os acompanhamentos para um bom cachorro-quente. Não importa onde você esteja, o lanche sem dúvidas, é um dos mais populares do País
Publicado em:
28 de maio de 2021 13:31:51
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:58:29
Crédito Imagem:
Cachorro-Quente Especial
Batata palha, milho, ervilha, vinagrete e até purê de batatas. No Brasil, os acompanhamentos para o cachorro-quente variam de região para região, mas o que importa mesmo é garantir um lanche fácil e de baixo custo.
A seguir, uma receita prática e acessível com acompanhamentos especiais.
Cachorro-Quente com Salsicha ao Molho de Calabresa
Essa combinação é para quem quer uma refeição para toda a família e com um gostinho especial. A adição da calabresa ao molho, além de aumentar o rendimento da porção, traz um sabor diferente para a receita.
Ingredientes para 10 sanduíches: 10 salsichas para cachorro-quente; 10 pães; 1 linguiça calabresa cortada em pequenos cubos; 5 tomates picados; 1 cebola picada; 2 dentes de alho amassados; 1 colher de azeite (ou outro óleo de sua preferência); sal a gosto; pimenta a gosto; orégano fresco.
Modo de preparo: Leve uma panela ao fogo com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a calabresa e deixe fritar por alguns minutos em fogo médio. Adicione os tomates, o sal e a pimenta. Misture tudo e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo. Se quiser um molho mais "liso", bata no liquidificador e retorne para a panela. Coloque as salsichas e deixe cozinhar por 10 minutos. Acerte o sal e adicione o orégano ou outros temperos da sua preferência. Depois de pronto, sirva com os pães e opções de acompanhamento como milho, ervilha, farofa de bacon e batata palha e “baconnaise”.
Farofa de Bacon e Batata Palha
A farofa já é um ingrediente clássico para o cachorro-quente em alguns lugares do Brasil, mas que tal fazer uma receita personalizada para incluir na lista de acompanhamentos para a refeição em casa?
Ingredientes: 150 gramas de bacon em cubos; 1 cebola picada; 1 dente de alho amassado;
200 gramas de farinha de mandioca; 100 gramas de batata palha; salsinha fresca; sal e pimenta do reino a gosto; óleo.
Modo de preparo: Coloque um fio de óleo em uma frigideira e adicione o bacon em cubos. Quando o bacon estiver dourado, acrescente a cebola picada e deixe fritar. Adicione uma pitada de sal e pimenta do reino. Em seguida, coloque o alho picado. Por fim, despeje a farinha aos poucos para não ficar muito seca. Finalize com a batata palha e a salsinha e está pronto para servir.
Baconnaise - Maionese de Bacon
E que tal surpreender a todos com uma maionese diferenciada, que pode trazer aquele gostinho defumado que todo mundo gosta?
Ingredientes: 100g de bacon frito; 150 ml de leite (gelado); 300 ml de óleo.
Modo de preparo:
Coloque o bacon e o leite no liquidificador. Bata até triturar bem o bacon. Continue batendo e vá adicionando o óleo em fio até a maionese ficar bem consistente. Coloque na geladeira por duas horas antes de servir.
Purê de Batata
O purê de batatas não pode faltar em um cachorro-quente!
Ingredientes: 4 batatas; 1 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de manteiga gelada; noz-moscada ralada na hora a gosto; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Modo de preparo: Lave, descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água fria e junte 1 colher (chá) de sal. Não coloque as batatas na água fervente para acelerar o processo: isso altera a textura do purê e ele não vai ficar cremoso.
Leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até que fiquem macias. Evite deixar a batata cozinhar demasiadamente, para não terminar com um purê aguado. Desligue o fogo. Escorra bem as batatas e sem seguida passe pelo espremedor ou amasse bem. Enquanto isso, coloque o leite numa panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer, não é preciso ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. Volte as batatas espremidas para a panela e leve ao fogo médio. Acrescente o leite, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma pitada de noz-moscada. Desligue o fogo, junte as 2 colheres (sopa) de manteiga gelada e misture bem . A temperatura da manteiga é o outro segredo para deixar o purê cremoso. Transfira para uma tigela. Sirva a seguir.
Dica: Para deixar o purê ainda mais cremoso, bata o purê quente misturado com a manteiga na batedeira até incorporar. Desligue a batedeira e retorne o purê à panela. Aqueça antes de servir.