top of page

Museu Republicano atraiu 8 mil visitantes com programação especial para crianças, nas férias de julho

Publicado em:
3 de agosto de 2023 13:02:00
Atualizado em:
3 de agosto de 2023 13:05:24
Museu Republicano atraiu 8 mil visitantes com programação especial para crianças, nas férias de julho
Divulgação
Crédito Imagem:

Em julho, a programação de férias do Museu Republicano de Itu atraiu aproximadamente 8 mil visitantes para as diversas atividades que foram promovidas durante todo o mês, de brincadeiras a oficinas e até piquenique no jardim da instituição. Desse total, participaram 230 crianças e seis bebês.


“Estamos muito felizes com o resultado dessa ação, com essa oportunidade de oferecer à população momentos de lazer, com atividades lúdicas para toda a família. Foi muito além das nossas expectativas”, comenta Aline Zanatta, responsável pelo Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu.

Para o mês de agosto, ela conta que já estão previstas novas atividades voltadas especialmente para as crianças, principalmente aos sábados e domingos. E que, em breve, a programação será anunciada. Portanto, fique de olho no site e nas redes sociais do Museu Republicano.

História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Leia Mais ...
bottom of page