Moradores de Araçariguama receberão nova geração de medidores inteligentes da CPFL
Publicado em:
27 de outubro de 2025 às 14:10:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Sorocaba foi a primeira cidade a receber, na sexta-feira, 24, o primeiro medidor inteligente de energia. O equipamento substituirá o modelo antigo (o antigo “relógio”) e faz parte do processo de modernização do sistema elétrico, que visa aumentar a eficiência no atendimento e garantir mais qualidade e segurança aos clientes durante os serviços da distribuidora.
Conforme a CPFL Piratininga, a instalação dos novos equipamentos será feita de forma gradativa, chegando a mais de 360 mil medidores em Sorocaba até agosto de 2026.
O projeto também fará a troca de medidores em Araçariguama, Votorantim, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Iperó, Alumínio, Mairinque, São Roque e Ibiúna.
Segundo a empresa, a tecnologia permitirá uma gestão mais eficiente do consumo, além de possibilitar que as distribuidoras identifiquem rapidamente eventuais interrupções no fornecimento, otimizando o tempo de resposta e o atendimento aos consumidores.
Os novos equipamentos estarão integrados a um sistema digital, que vai permitir o monitoramento em tempo real e contribuir para o aprimoramento da rede elétrica.
O investimento total é de R$ 1,2 bilhão, voltado à modernização e digitalização do setor elétrico. Até 2028, está prevista a instalação de 2,1 milhões de novos equipamentos em diversas cidades atendidas pela companhia.
Sem custo
Conforme a CPFL, o serviço e o equipamento não serão cobrados. Os consumidores também não precisam apresentar documento. Para garantir a segurança da operação, todas as equipes estarão uniformizadas e identificadas com crachá.
A população deve colaborar permitindo o acesso às caixas de medição, uma exigência técnica essencial para a execução do projeto, prevista em resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Outras informações podem ser obtidas pelo site ou pelo telefone 0800-010-2570.
















