Ministro da Infraestrutura anuncia projeto de lei para aumentar prazo de validade da CNH
Publicado em:
9 de abril de 2019 20:10:41
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:36
Crédito Imagem:
Um projeto de lei será enviado para o Palácio do Planalto ainda nesta semana com uma proposta de aumentar o prazo de validade da carteira de motorista, que atualmente é de cinco anos, e também aumentar a quantidade de pontos. O anuncio foi feito pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nesta segunda-feira (08).
De acordo com o ministro, a proposta visa também acelerar o processo de suspensão em casos de infrações mais graves, como dirigir alcoolizado. Hoje em dia, o condutor pode ter sua carteira suspensa se acumular 20 pontos ou mais, no decorrer de um ano.
O prazo de renovação
O presidente Jair Bolsonaro, já tinha falado sobre o assunto em fevereiro deste ano, afirmando que a medida é uma das “desburocratização e economia” para o trânsito. De acordo, com o ministro, não há motivos que justifique a necessidade de renovar a carteira em cinco anos.
Outro assunto citado foi a possibilidade do fim da obrigatoriedade do uso de simuladores quando a pessoa vai começar o processo de requisição da carteira de motorista.