Lewis Hamilton desbancou Max Verstappen diante dos fãs do piloto da RBR para ser o mais veloz no primeiro treino livre do GP da Holanda, realizado na manhã desta sexta-feira no circuito de Zandvoort, em uma sessão que ficou interrompida por cerca de 25 minutos em função de uma pane no carro de Sebastian Vettel.
Junto com líder e vice-líder do campeonato veio a dupla da Ferrari, com Carlos Sainz em terceiro e, Charles Leclerc, em quarto. Valtteri Bottas completou a lista dos cinco mais rápidos. Destaque também para a dupla da Alpine, que aparece no sexto e sétimo lugares com Fernando Alonso e Esteban Ocon.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/x/u/qCM61mSsSO7O4g2Ee1vg/tl1.jpg)
Casa cheia para Verstappen e F1
Apesar das restrições do governo local para conter a pandemia de Covid-19, que fez a capacidade do circuito ser reduzida de 105 mil para 70 mil espectadores por dia, o primeiro treino livre teve casa cheia desde o início. E mesmo após a luz verde, milhares de fãs eram vistos chegando ao circuito. Porém, os fãs acabaram vendo pouca ação, já que a sessão foi suspensa por quase meia hora por bandeira vermelha.
Apesar da necessidade de tempo de pista para os pilotos, já que o circuito voltou ao calendário após 36 anos, esta primeira sessão foi interrompida por bandeira vermelha por cerca de 25 minutos para a remoção da Aston Martin de Sebastian Vettel, que sofreu algum tipo de pane elétrica e impediu que os fiscais pudessem tocar no carro até acharem uma solução que prevenisse um choque ao tocar no veículo.
No final, quando a sessão foi liberada faltando seis minutos para o fim, um susto protagonizado por Lando Norris e Esteban Ocon, que por pouco não se tocaram.
Os pilotos retornam à pista logo mais, às 10h, para o segundo treino livre do GP da Holanda.