top of page

Exposição em São Roque leva público a “Caça à Alice” por obras do artista Darcy Penteado

Publicado em:
28 de abril de 2021 19:31:06
Atualizado em:
15 de dezembro de 2022 19:26:26
Exposição em São Roque leva público a “Caça à Alice” por obras do artista Darcy Penteado
Crédito Imagem:

Uma perspectiva diferente do famoso “País das Maravilhas” poderá ser vista pelos habitantes e visitantes da cidade de São Roque a partir de 30 de abril. Na exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas: uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado”, o público é convidado a apreciar o olhar diferenciado do artista sobre a obra originalmente escrita por Lewis Carroll em 1865. As 76 ilustrações da mostra foram feitas por Darcy na década de 1960 e utilizadas nas edições brasileiras do livro de 1970 e na comemorativa, lançada em 2005, ambas publicadas pela Companhia Editora Nacional. Adaptadas para o evento, as imagens foram reproduzidas em cartazes, impressões e grafites espalhados pela cidade.

A mostra terá uma dinâmica diferente, pensada para garantir a segurança dos espectadores relacionada aos protocolos sanitários e evitar o contágio com a Covid-19. Para tanto, as obras estarão dispostas em 12 pontos diferentes de São Roque – terra natal do artista. Para saber como chegar até elas, os interessados devem baixar o aplicativo Caça à Alice (disponível apenas para Android). Já os usuários de outros sistemas operacionais precisarão solicitar informações e interagir com o WhatsApp oficial da exposição, por meio do número (11) 99407-1427.

No app, os usuários encontrarão informações sobre a exposição, conhecerão um resumo da história de Darcy Penteado, terão acesso aos locais em que as obras estão disponibilizadas e ainda podem participar de um jogo interativo. Para isso, é necessário se dirigir aos locais indicados e, por meio do aplicativo, fazer a leitura do QR Code encontrado em cada local. Será um código para cada ponto (12 no total) e quem completar todos desbloqueará um certificado de conclusão personalizado.

Esquina (jornal com temática homossexual que vigorou de 1978 a 1981), pioneiro e militante do movimento LGBTQIA+ no Brasil. Viveu sete anos na Europa, expondo e retratando personalidades das artes e do cinema, como Audrey Hepburn (a “bonequinha de luxo”). Participou de diversas bienais nacionais e internacionais, realizou inúmeras mostras individuais no Brasil e no exterior. Seus quadros fazem parte de acervos distribuídos por todo o mundo, como a colagem “Eu”, exposta na galeria principal do Masp, em São Paulo.

Seus principais prêmios foram: cartaz para a II Bienal de São Paulo; Saci; Bienal de Teatro; Disco de Ouro e Jabuti (Melhor Capa de Long-play e Melhor Ilustrador, respectivamente).

Darcy Penteado dedicou mais de 40 anos à arte em suas múltiplas facetas. O artista doou em testamento parte de sua obra para sua cidade natal, onde se encontra o acervo mantido e administrado pela Prefeitura por meio da Divisão de Cultura.

Serviço

Exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas:

uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado

Data: de 30 de abril a 30 de julho

Onde: São Roque

Classificação indicativa: Livre

Usuários de Android podem fazer o download do aplicativo “Caça à Alice”

Usuários de outros sistemas devem entrar em contato por WhatsApp: (11) 99407-1427

Exposição gratuita

Redes sociais: @alicepordarcypenteado (Instagram e Facebook)

Leia Mais ...
bottom of page