top of page
Eternamente criança - Ana Rafaela
Publicado em:
14 de outubro de 2019 às 13:49:33
Crédito Imagem:
Eu estava pensando com meus botões: se para pai e mãe nós podemos ter 30 anos de idade que continuaremos sendo as crianças deles, por que no Dia das Crianças nós não temos direito a um presentinho sequer? Que injustiça! Mas enfim, o importante é aproveitar o dia 12 de outubro, seja para descansar, para passear, ou para dar uma atenção especial para a(s) criança(s), já que no dia a dia é mais difícil para muita gente.
A data foi oficializada em 5 de novembro de 1924, mas ganhou força e uma popularidade maior em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela lançou uma promoção junto com a Johnson & Johnson para aumentarem as vendas. A partir desse momento surgiu a tradição de ofertar presentes às crianças. Presentear as crianças e ver a alegria delas é maravilhoso, mas além de homenagear os pequenos, o Dia das Crianças tem também um outro intuito.
Getúlio Vagas, no ano de 1940, instituiu um novo decreto que tinha por objetivo principal da comemoração, "avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência". Lembrando também dos problemas que as crianças enfrentam, não só no Brasil, mas no mundo todo, como a baixa qualidade da educação, ou até a falta dela, a exploração, o abuso e o trabalho infantis, a fome.
Estes são só alguns exemplos de situações pelas quais muitas crianças ao redor do mundo vivem todos os dias. Apesar de ser uma data comemorativa, rodeada de amor e de alegria em nossas casas, não podemos fechar os olhos para essa realidade, e muito menos esquecer que ela existe, e que mesmo que ela não seja a sua realidade, pode ser a realidade do seu vizinho.
Não é preciso passar pela situação para sentir a dificuldade do outro, é preciso unir-se ao outro para lutar pelos direitos juntos. E principalmente lembrar que o futuro é incerto, talvez hoje você não dependa do sistema público para o seu filho ter acesso à educação, mas amanhã talvez o seu neto ou suas gerações futuras dependam.
Apesar da triste realidade de muitas crianças, não podemos perder as esperanças de um futuro melhor, pois deixar que a esperança morra é entregar a vitória da batalha ao oponente.
"Ser criança é gostar de correr pela casa
Ser criança é gostar de comer com as mãos
Ser criança é descobrir o mundo todos os dias
Ser curioso, atrevido, honesto e carinhoso
Ser criança é gostar da vida e saber vivê-la!"
Meu maior desejo é que nunca deixemos de ser curiosos, atrevidos e honestos. Meu maior desejo é que nunca deixemos a criança que existe em nós morrer, que nunca nos esqueçamos dela. Feliz Dia das Crianças! Para as crianças pequenas e grandes, para as crianças que fomos um dia e para as que ainda somos vez ou outra.
bottom of page

















