top of page

Concurso IBGE pode ser cancelado: corte no orçamento inviabiliza Censo

Publicado em:
28 de março de 2021 16:08:10
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:00
Concurso IBGE pode ser cancelado: corte no orçamento inviabiliza Censo
Crédito Imagem:

Nesta segunda-feira, 22, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) liberou nota informando que foi feito um corte de R$ 1,7 bilhão dos recursos do Censo 2021. A redução foi proposta pelo relator do Orçamento deste ano, senador Márcio Bittar, e impede que o trabalho de pesquisa demográfica seja feita. Isso significa que o concurso IBGE pode ser cancelado novamente.

Com isso, o concurso público aberto pelo instituto pode ser cancelado, ou, se realizado, não deve haver convocação imediata. Isso frusta milhares de brasileiros que esperavam ter no CENSO 202,1 a oportunidade e emprego para driblar este período de dificuldades.

Mas, a não realização do Censo neste ano pode trazer consequências prejudiciais, como o comprometimento das políticas públicas brasileiras, que são baseadas nos dados da pesquisa do IBGE. Realizado a cada dez anos, o Censo coleta dados da população e permite traçar um retrato abrangente do país. Além da contagem populacional, a pesquisa traz dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros. Essas informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

Leia Mais ...
bottom of page