top of page

Com 16 ministros a anunciar, Lula busca acomodar aliados de outros partidos

Publicado em:
23 de dezembro de 2022 às 13:36:34
Com 16 ministros a anunciar, Lula busca acomodar aliados de outros partidos
Crédito Imagem:

Até o momento, o presidente eleito confirmou políticos apenas do PT e do PSB na sua gestão;

O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda precisa confirmar o nome de 16 ministros para fechar a composição do alto escalão do governo, que terá 37 ministérios. 


Os últimos anúncios devem acontecer apenas na semana que vem, a última antes da posse. Até lá, o petista vai intensificar as negociações com partidos que o apoiaram nas eleições ou auxiliaram os trabalhos do governo de transição para tentar acomodar todas as legendas na sua gestão. Por enquanto, com exceção de quem não é político, Lula confirmou apenas pessoas filiadas ao PT ou ao PSB para o seu corpo ministerial. Depois de anunciar alguns ministros na quinta-feira (22), o presidente eleito teve reuniões com membros do MDB para definir quais pastas o partido poderá chefiar. Um dos nomes que devem compor a administração de Lula é a senadora Simone Tebet (MDB-MS), candidata da legenda na eleição presidencial deste ano. 


Havia a expectativa de que ela fosse anunciada como ministra de Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, mas Lula optou pelo senador eleito Wellington Dias (PT-PI). De todo modo, ela vem sendo sondada para assumir a pasta do Meio Ambiente. Contudo, a negociação está emperrada, pois a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP), que já chefiou o ministério em outros governos de Lula, é cotada para o posto. Segundo pessoas próximas a Tebet, a senadora tem dito que não quer disputar o cargo com Marina pelo fato de ter se aproximado dela no segundo turno, quando a deputada eleita também fez campanha para Lula. 


Diante do impasse, o presidente eleito estuda alternativas para ter Tebet e Marina na sua gestão. Uma das ideias sugeridas ao petista foi a criação do cargo de autoridade climática, que seria oferecido a Marina. Para tentar convencer a deputada eleita, Lula pensa em dar status ministerial a esse posto. Nesta sexta-feira (23), o presidente eleito deve se encontrar com Tebet para tentar definir a questão. 


Além do Meio Ambiente, o petista pensa em sugerir a pasta do Planejamento à senadora. Além do Meio Ambiente, Lula não definiu os chefes das seguintes pastas: Povos Indígenas; Previdência Social; Planejamento e Orçamento; Esporte; Cidades; Integração e Desenvolvimento Regional; Transportes; Minas e Energia; Comunicações; Turismo; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Pesca e Aquicultura; Secretaria de Comunicação Social; e Gabinete de Segurança Institucional. 


O presidente eleito tentará abrigar nesses ministérios pessoas indicadas por legendas como PDT, Cidadania, PSD e União Brasil. Um dos motivos dados por ele para ainda não ter convidado os nomes dos partidos aliados foi a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) do estouro, mas ele garantiu que fechará o corpo ministerial até terça-feira (27). "Quem tem expectativa, não perca. Tudo pode acontecer nos próximos dias. Segunda-feira de manhã estarei novamente em Brasília, para terminarmos de montar o governo, tomarmos posse e começarmos a governar", afirmou Lula em entrevista a jornalistas. Fonte: R7.com

 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anuncia novos ministros-MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL - 22.12.2022

Depois de perder o pleito, Tebet apoiou Lula no segundo turno, apesar de ter feito críticas a ele ao longo da campanha. Já no governo de transição, a senadora foi uma das integrantes do grupo técnico de desenvolvimento social. A demora de Lula em confirmar Tebet como ministra tem incomodado aliados do presidente eleito, que defendem a indicação dela por entenderem que a senadora foi importante para a vitória de Lula.

Outras pastas

Leia Mais ...

Governador Tarcísio de Freitas falou sobre o Hospital inaugurado em Santana de Parnaíba

Engavetamento com 16 veículos deixa ao menos 12 feridos na Raposo Tavares

“Aos 28 anos, Lucas Ortolan escreve um novo capítulo em sua história com Araçariguama”

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page