top of page

Araçariguama segue sem expectativa de dias melhores! por Edison Pires

Publicado em:
22 de julho de 2023 12:30:00
Atualizado em:
21 de julho de 2023 20:58:26
Araçariguama segue sem expectativa de dias melhores! por Edison Pires
Divulgação
Crédito Imagem:


Cada vez que penso que a política local não tem mais nada a apresentar de negativo, repugnante, imoral e ilegal, infelizmente, me decepciono. Uma cidade tão pequena, tão aconchegante, tão rica - e aqui, entenda meu amigo leitor, me refiro também às raízes de sua cultura e origem, às belezas naturais, aos destaques nos campos da arte e do esporte, pois tudo isso é riqueza, e, logicamente à sua vantajosa arrecadação de impostos que gera recursos para prover uma cidade bem maior que a nossa - como pode ser palco de tantos atropelos contra as leis e os bons costumes?


A notícia da ordem de cumprimento de prisão determinado pela Justiça por crime de fraude em licitação contra um ex-prefeito prova isso e não pode ser vista ou entendida como normal, simplesmente por se tratar de um político. Esse entendimento generalizado de que tal classe está sempre ligada à esquemas escusos e, que, portanto, segue-se a vida como se nada de novo houvesse ocorrido, além de equivocada, colabora para fortalecer o errado e banalizar o correto.

Afinal de contas, antes de mais nada, neste caso em questão, trata-se de uma figura da nossa sociedade, do nosso convívio e conhecedor das dificuldades enfrentadas por todos que dependem dos serviços públicos e, ainda, que recebeu desse próprio povo, o voto de confiança para trabalhar por ele.

Não bastasse tal ordem de cumprimento de pena, essa mesma pessoa, esse mesmo ex-prefeito tem envolvimento em outro caso: "Além de outras ações a que o ex-prefeito responde, em julho do ano passado, foi condenado a 6 anos de prisão pois pode estar envolvido no caso em que foi colocado drogas no carro de um vereador em 2009", como mostra decisão da Justiça em matéria veiculada pela imprensa. Um outro envolvido adquiriu a droga e a escondeu no veículo do vereador Carlos Romero Francisco de Oliveira, quando foi acionada a polícia, o que levou à prisão em flagrante do então vereador, segue o texto.

Isso não pode ser visto como normal, pelo contrário, é preocupante pois mostra que a disputa política por aqui, não tem limites!

Virando a página desses degradantes episódios, caímos no momento atual da nossa política. Às vésperas de uma nova eleição, o que se vê é uma troca de acusações (muitas delas com total fundamento) entre situação e oposição que, se é normal no sistema democrático em que vivemos, torna-se preocupante por não provocar o surgimento de uma via alternativa que se mostre interessada em realmente atender aos anseios e necessidades da população.

Acuados, acovardados ou acomodados - não sei qual é a expressão mais correta a ser utilizada -, os "novos" não mostram sua cara, não assumem o papel que deveriam, não se impõem como líderes para conduzir a cidade a um outro patamar. Esse quadro deixa muito claro que em momento algum a cidade viveu a tão necessária renovação e que, pelo andar da carruagem, vai continuar sem ela.

O quanto a cidade avançou nos últimos anos? Olhemos ao nosso redor e sejamos francos. O que mais se vê é disputa de grupos políticos que em nada beneficia a população; de tentativas de mostrar que um é menos culpado do que o outro, sem se preocupar em provar quem é o mais correto!

Uma cidade que vive no obscurantismo onde se tem a impressão de que opta pela ausência da transparência, da ampla comunicação e divulgação com sua população, a não ser por canais exclusivos e dirigidos que lhes gerem seguidores, views e compartilhamentos. Uma cidade que se esconde atrás das redes sociais obrigando o mais simples cidadão a ter acesso a internet, ao celular ou computador (e saber manuseá-los) para ter conhecimento até mesmo de serviços públicos e informações essenciais e básicas como campanha de vacinação e o programa VivaLeite, por exemplo. Um absurdo!

Me sinto livre para expor estas palavras pois não sou pré-candidato a nada, não tenho vínculo político com nenhum lado como já deixei claro em outras eleições, apenas torço para que a cidade cresça para o bem da população e daqueles que para cá trouxeram seus negócios e investiram no potencial deste município.

A cidade já viveu situações difíceis e vexatórias no passado e novamente vemos dedos nos sendo apontados, tornando difícil a tarefa de encontrar argumentos para nos defender. Será sempre essa a nossa realidade, longe de dias melhores?

Edison Pires

Leia Mais ...
bottom of page