top of page

Araçariguama 4.0: reinventando o presente para construir o futuro

Publicado em:
19 de abril de 2024 19:06:00
Atualizado em:
19 de abril de 2024 19:06:50
Araçariguama 4.0: reinventando o presente para construir o futuro
Divulgação
Crédito Imagem:

Você já imaginou como seria se Araçariguama se destacasse como um exemplo de progresso e desenvolvimento profissional e educacional?

Para tanto, gostaria de ponderar alguns pontos: considero que estamos em um momento de ascensão em relação ao polo industrial, no entanto, é um erro nos limitarmos a uma visão míope, que beneficie somente um lado. Por isso, estou aqui para compartilhar não apenas um sonho, mas uma visão audaciosa para o futuro de nossa comunidade.

Pensem comigo: estamos vivenciando um momento de ascensão em relação ao polo industrial, mas não podemos nos limitar a apenas um setor. Devemos almejar uma evolução que abranja todos os aspectos da vida em Araçariguama. Por isso, são necessários investimentos não apenas em nossas indústrias, mas também na educação, saúde e infraestrutura. Imaginem uma Araçariguama onde todas as crianças têm acesso a uma educação de qualidade, onde os serviços de saúde são acessíveis a todos e onde a infraestrutura urbana suporta o desenvolvimento e o bem-estar de cada cidadão. Isso não seria apenas um sonho, mas uma realidade transformadora que elevaria a qualidade de vida de toda a comunidade!

No entanto, a transformação que aspiramos não ocorre de um dia para o outro, mas sim por meio de processos contínuos. É necessário investimento, boa vontade e esperança. Nesse contexto, é essencial destacar o papel fundamental da educação para o nosso progresso. Por mais de 10 anos (de 2011 a 2022), os alunos e alunas do SESI/SP têm se destacado no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), superando as escolas públicas e privadas, do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tanto em português quanto em matemática. Como pais, não desejamos o melhor para nossos filhos?

Em nossas discussões no GIA (Grupo de Indústrias de Araçariguama), tenho reiterado a importância de priorizarmos a educação de base como alicerce de nosso desenvolvimento. Nesse sentido, a implementação do sistema de ensino do SESI em Araçariguama representaria um avanço significativo.

Se tenho compartilhado no Grupo, agora, gostaria que me dessem licença de compartilhar com todos vocês. Ter um SESI e um SENAI em Araçariguama se tornou o meu sonho, mas não seria também o desejo de toda comunidade que almeja oferecer o melhor para as gerações futuras?

Entretanto, somente uma escola do SESI não abrangeria toda a comunidade, mas a adoção do Sistema SESI na educação, sim. E isso é perfeitamente possível, Itapevi e São Roque já o fizeram.

Imaginem o impacto positivo que isso teria em nossas crianças e em nossa sociedade como um todo.

Imaginem a transformação que poderíamos alcançar juntos! Como sociedade, é nosso dever expressar nossas demandas, e cabe ao poder público ouvi-las e agir de forma democrática, levando em consideração nossa participação ativa e determinante. Acredito que seja um anseio coletivo conquistar um futuro mais digno e promissor.

Em tempo: não tenho qualquer pretensão política ou mesmo de ocupar cargos públicos. Sou muito feliz e realizado com as minhas atividades, minha satisfação e realização estão em contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade, além de atuar a favor de mudanças que podem realmente determinar um futuro melhor.

Por fim, faço um apelo a todos: unamo-nos para fazer história em Araçariguama, construindo um futuro brilhante para nossa cidade e para as gerações que virão!


Gerson Shinoda - CEO da Carbotex e

Representante Local do CIESP em Araçariguama


Leia Mais ...
bottom of page