top of page

A Saúde em pratos limpos! - por Edison Pires

Publicado em:
8 de abril de 2023 12:30:00
A Saúde em pratos limpos! - por Edison Pires
Crédito Imagem:


Esta semana quero comentar sobre o tema Saúde em Araçariguama, em razão das inúmeras discussões que o assunto vem despertando e, principalmente, pelo que tenho ouvido de colaboradores aqui na empresa. O Editorial da GAZETA da semana passada foi cirúrgico, ao mostrar que todas as partes diretamente ligadas à prestação de tão essencial serviço à população, sentaram frente a frente e tiveram a chance de conversar e encontrar caminhos para a melhoria do atendimento. Esse encontro pode ser visto como a última chance para que o que não está bom melhore significativamente ou que, então, medidas mais rigorosas sejam tomadas. A única coisa que não pode acontecer é continuar como está!


Mas, antes de me aprofundar no assunto, quero voltar a me apresentar e ao tio Borba também. Isso porque, muita gente tem perguntado quem é o Edison Pires e quem é esse tio que ele tanto fala.

Bom, vim do Estado de Minas Gerais para trabalhar numa importante empresa nesta cidade. Resido em Araçariguama há mais de 15 anos numa aprazível chácara com uma bela vista para o morro do Voturuna. Já me sinto um verdadeiro araçariguamense. Gosto de escrever – e sinto que ainda tenho muito a melhorar – e falar sobre política. E é aí que entra o meu tio Borba. Ele era da velha guarda da política mineira e nacional. Influente, circulou com muita liberdade e expressão nos vários níveis de governo. Ele morava numa bicentenária fazenda no sul mineiro, onde a casa principal recebeu figuras importantes no meio político, incluindo até governadores. Em seu escritório, de frente a uma imponente mangueira, muitas decisões foram tomadas; muitos panos-quentes para amenizar situações delicadas; muitos aconselhamentos e até discussões. Me recordo muito de vozes ecoando pelo corredor. Conversávamos muito sobre política, claro, seu assunto preferido, e foi aí que peguei gosto pela coisa. Antes do seu passamento ao Oriente Eterno, vinha com certa frequência para cá, pois gostava do ritmo político da cidade. Passávamos horas conversando ao sabor de um delicioso bolo de laranja com leve cobertura de açúcar, acompanhado de um café forte! “A cidade é pequena, mas muito intensa”, comentava o político mineiro. Só para completar, nossa família ainda se reúne na fazenda em ocasiões especiais e é uma delícia. Embora a figura dele não esteja entre nós, sua presença é marcante. Sinto sua falta! Então, esses somos eu e o tio Borba!

Agora, voltando a falar sobre a Saúde de Araçariguama, acredito que o assunto esteja próximo de ter uma decisão, tendo como referência essa última reunião. Afinal, se não for agora, acho que não será mais. É claro que o assunto está sendo usado para fazer política, mas, é claro também, que o serviço prestado tem que melhorar, e muito! A Saúde tem que ser colocada em pratos limpos. Da maneira em que está, não pode continuar.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Eles serão decisivos para o desfecho desta novela!

Edison Pires

Leia Mais ...
bottom of page