top of page

A informação na sua perspectiva - Tatiana Munhoz

Publicado em:
2 de junho de 2019 18:12:11
A informação na sua perspectiva - Tatiana Munhoz
Crédito Imagem:

A sua, a minha ou existe outra versão para a mesma história?  A cada informação repassada e vivenciada existem vários lados a serem analisados por quem é o alvo da mensagem.  Após divulgada a informação, o receptor faz com ela o que ele quiser, o que torna o autor exposto às situações que estão fora de sua área de controle.

Há um valor imenso em reconhecer perspectivas diferentes. Isso gera um acréscimo de idéias e pensamentos que, possivelmente, não estavam no radar do autor mas, não necessariamente, devem nortear as atitudes, pois perspectivas geralmente são pontos de vista pessoais, baseados em experiências e resiliências individuais.

O que acontece atualmente em nosso país é um grande bate boca de pessoas extremamente reativas com idéias e frases prontas, que estão fixando seus olhares nos pequenos detalhes, esquecendo-se de olhar para a big picture, o futuro.    Os detalhes, muitas vezes, não contam a história por completo, mas apenas são características do cenário que ocorrem em nossas mentes, enquanto moldamos o futuro.

Uma informação deturpada, com origem em um caráter mau e manipulador, pode ser comparada à uma doença infecciosa.   Saber agir e estar preparado culturalmente para recebê-la é a diferença entre ser empoderado e responsável para divulgá-la com honestidade ou contaminar e disseminar práticas não compatíveis com o bom desenvolvimento de uma sociedade.

Estamos acostumados a dar desculpas para tudo, quando, na verdade, não queremos tomar a responsabilidade de agir.  Agir demanda comprometimento, disciplina, empatia, críticas e em muitos casos até dor, causadas por palavras e ações inflamadas com ressentimentos.   Está na hora de posicionarmos com os olhos no alvo a longo prazo e não esperarmos por milagres.

Para quem gosta de NBA, sabe que nesta semana iniciou os jogos da final, entre Golden States Warriors and Toronto Raptors.  O primeiro vem sendo o campeão da Conferência Oeste da NBA desde 2015 e, há cinco anos, se qualifica para disputar a grande final nacional.    Foi campeão em três das últimas quatro temporadas.

Já o Toronto, do Canadá, um time que, ao longo dos playoffs, teve uma grande e surpresa ascenção, após perder as duas primeiras partidas da final da Conferência Leste para o Milwaukee Bucks e vencer as demais, disputará sua primeira final.

Por que comentei sobre o jogo?  Qual será a atitude do Toronto quando se der conta que as informações sobre o seu adversário são dominadoras e quase indestrutíveis?

Não tenhamos receio das centenas de informações que recebemos diariamente.  A chave do sucesso está em reconhecer a perspectiva de cada um e desenvolver a habilidade de manusear as informações com respeito, mas com os olhos fixos no futuro promissor.

Dos 365 dias do ano ainda temos 214 dias para viver. O que você fará com as informações que receber?

Leia Mais ...
bottom of page