top of page

24/05, Dia do Vestibulando: especialista dá dicas e orientações para esse momento importante

Publicado em:
22 de maio de 2023 17:15:00
24/05, Dia do Vestibulando: especialista dá dicas e orientações para esse momento importante
Crédito Imagem:

O Dia do Vestibulando é comemorado em 24 de maio. A escolha de uma profissão é uma decisão muito séria, ainda mais para os jovens, que nem sempre têm ideias formadas sobre o futuro e sobre eles mesmos. Soma-se a isso o fato de que passar no vestibular pode desencadear nos estudantes pressões próprias e da família, o que pode deixar esse período de escolha e estudos ainda mais atribulados.

Segundo a coach acadêmica e professora das disciplinas de Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Carreira dos cursos da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Maria de Lurdes Zamora Damião, o estudante deve, primeiro, escolher o curso no qual quer se candidatar, de forma consciente, levando em consideração seus interesses pessoais e habilidades, assim como uma pesquisa de mercado sobre opções, facilidades e desafios do curso escolhido.

“Um profissional especializado em orientação vocacional pode ajudar, afinal essa etapa é importantíssima e pode colaborar com o sucesso ou o fracasso de todo processo. Se você for perfeccionista, com certeza, além de ter altas expectativas, vai exercer pressão sobre si mesmo para ter um desempenho perfeito, e ao ser prejudicado nos resultados pela própria imposição, vai se punir severamente com culpa. O mesmo acontece se sua família alimenta essas expectativas e você se sente cobrado”, aconselha.

A preparação para o vestibular é iniciada ao longo do ensino fundamental e médio, com reforço do cursinho. O importante é estudar de forma contínua, evitando estudar excessivamente alguns dias antes da prova. A sobrecarga de informações prejudica a memorização e o entendimento do que se estuda.

DICAS PARA PASSAR NO VESTIBULAR

Segundo a coach, para obter resultados positivos nas provas são necessárias algumas ações e reflexões, como fazer uma gestão de tempo com horários fixos para estudar:

- Seja organizado e crie uma rotina diária de estudo, refeições - de preferência saudáveis -, horários de descanso;

- Seja disciplinado com hora para iniciar e terminar sua jornada ou tarefa;

- Tenha dedicação no estudo ao longo do ensino fundamental e médio e no cursinho;

- Tenha cuidados para manutenção da saúde mental;

- Liste as matérias para estudar, começando sempre pelas mais desafiadoras e encerrando com as menos desafiadoras;

- Termine a tarefa que você iniciou, sem fugir às dificuldades;

- Estudo exige concentração, portanto, tudo o que puder desviar sua atenção ou prejudicar sua concentração deve ser evitado;

- Procure um local silencioso, arejado, bem iluminado e sem trânsito de pessoas;

- Alimente-se bem, mas não estude logo após as refeições;

- Esteja descansado;

- Faça atividade física com regularidade;

- Para ajudar, utilize agendas e programas de produtividade (Trello, Blinklist, Pushbullet e outros).

Por fim, Maria de Lurdes aconselha que os jovens busquem terapia se precisarem lidar com as próprias expectativas e da família, para viver de forma mais leve oferecendo o seu melhor.

“De repente, em uma prova você está preparadíssimo para obter um excelente resultado, mas é prejudicado por uma questão emocional. Se sentir que a ansiedade ou outro problema emocional pode prejudicar, busque ajuda. Terapia é uma estratégia fabulosa para conhecer-se, prevenir e desenvolver a saúde mental. E se não passar de primeira, como diz o ditado: vida que segue, você capricha no estudo e prepara-se melhor para o próximo vestibular”, finaliza.

A especialista: Maria de Lurdes Zamora Damião é apaixonada pela vida e cidadã do mundo engajada no projeto de criar uma sociedade planetária iluminada. Mestre em Administração - Gestão de Organizações e Pessoas, especialista em Consultoria de Recursos Humanos e graduada em Psicologia e Pedagogia. Professora das disciplinas Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão de carreiras e competências na pós-graduação, Psicologia, Liderança e Soft skills na graduação, e coach acadêmico e psicóloga na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Coach holístico, Action learning coach, Analista comportamental, Wizard, Professional and Master Avatar com certificações internacionais. Coautora dos livros Competência: a essência da liderança pessoal, publicado pela Saraiva e Coaching: desenvolvendo pessoas e acelerando processos, publicado pela Editora IBC.

---

Sobre a FECAP


A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres.

Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

-----

Leia Mais ...
bottom of page