“Porta Santa” no Santuário de Aparecida fica aberta até 6 de janeiro
Publicado em:
12 de dezembro de 2025 às 13:00:00

Divulgação
Crédito Imagem:
A Porta Santa — também chamada Porta do Jubileu — localizada na ala norte do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, permanecerá aberta aos fiéis até o dia 6 de janeiro de 2026, marcando o fim do Jubileu de 2025. Após essa data, o portal será novamente fechado e só voltará a ser aberto no próximo Ano Santo, previsto para 2050.
A abertura da Porta Santa é um dos símbolos mais fortes da tradição católica. O gesto de “abrir a porta” representa a passagem do pecado para a graça, um convite à conversão, ao perdão e à renovação espiritual. Durante o período jubilar, os fiéis que a atravessam — observando as orientações da Igreja, como a confissão sacramental, a comunhão e a oração pelas intenções do Papa — podem receber a Indulgência Plenária, que concede o perdão dos pecados.
Embora tradicionalmente presentes nas quatro basílicas papais de Roma e abertas apenas durante os Anos Santos, as Portas Santas também podem ser designadas pelo Papa em santuários e igrejas ao redor do mundo. A inclusão do Santuário Nacional de Aparecida nesse rol permite que milhões de católicos brasileiros vivam a experiência jubilar sem a necessidade de viajar ao Vaticano.



















