top of page

 Estrutura do edifício mais alto do interior do Brasil é concluída em Sorocaba

Publicado em:
4 de outubro de 2022 21:06:50
 Estrutura do edifício mais alto do interior do Brasil é concluída em Sorocaba
Crédito Imagem:

Os 45 andares do Ícone Planeta já foram construídos, em um total de 141 metros de altura - um marco para a construção civil brasileira

A obra do Ícone Planeta já atingiu os 141 metros de sua estrutura, que pode ser vista praticamente de todos os cantos de Sorocaba (SP). A forma deste gigante já faz parte do horizonte de uma das cidades mais importantes do estado de São Paulo e do Brasil. É o prédio mais alto do interior do país e chama a atenção pela estrutura imponente que abriga 86 apartamentos de 150 m² a 173 m².

A construção é uma referência para o mercado imobiliário nacional, que não registra obras tão grandiosas fora das capitais e de suas regiões metropolitanas, e é um marco para a história da Construtora Planeta, uma das 50 maiores do Brasil. “Realizamos um projeto ousado, já que não há edifícios semelhantes no interior do Estado de São Paulo com uma infraestrutura tão robusta. Estamos registrando o nome da Planeta na história da construção civil brasileira com um empreendimento exclusivo e primoroso”, afirma Ricardo Guimarães, presidente da Construtora Planeta.

O projeto arquitetônico é do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, de São Paulo (SP). O Ícone Planeta é maior que o conhecido edifício Copan de 115 metros, localizado na capital paulista, segundo dados do Wikipédia. No Brasil, os maiores edifícios estão em Balneário Camboriú (SC): o One Tower, com 290 metros, e as duas torres Yachthouse Residence Club, que têm 281 metros de altura.

No Ícone Planeta, os 45 pavimentos - 38 de apartamentos - foram construídos de forma escalonada para garantir sua solidez e segurança. Os números gerados pela obra impressionam e confirmam sua magnitude. Foram utilizados: 1.075 toneladas de aço, 11.075,80 m³ de concreto (que representam 1.600 viagens de caminhão betoneira) e 324.652 blocos de alvenaria. Ainda serão usados 1.376 caixilhos (peças usadas para as esquadrias), 1.045 portas de madeira e um total de 16.782,56 m² de piso.

Um dos principais desafios de uma construção tão monumental é a logística, em especial o transporte de materiais para que cheguem até os 141 metros de altura. É uma operação complexa pela verticalização, principalmente nos dias em que o vento tem mais velocidade.

Prevendo este fenômeno meteorológico, foram realizados testes em túnel de vento no Canadá para que o projeto do Ícone fosse aprovado. A prototipagem determinou quais esforços de carga poderiam ser feitos ao longo da construção. O cálculo estrutural do empreendimento foi feito pelo escritório França & Associados, referência no país neste segmento.

“A Planeta reuniu profissionais extremamente capacitados para garantir que este projeto, de alta complexidade, fosse executado com muita qualidade e segurança. Esta obra nos provoca sempre a trabalhar de forma diferente do convencional, com cada vez mais excelência”, afirma Rodrigo Mikami Taneishi, Gerente Geral de Obras da Construtora Planeta.

Planejamento é sempre palavra de ordem para garantir a entrega de uma obra no prazo, em especial no caso de um edifício tão alto. Um exemplo disso é que, antes mesmo da conclusão da estrutura, o acabamento da fachada do Ícone começou a ser executado, em junho, até a primeira metade do edifício. Outra frente de trabalho também avança para concluir o interior dos apartamentos. A obra será finalizada em 2023.

Detalhes exclusivos

Com um terreno de 2.781,00 m², a Construtora Planeta apostou na implantação das áreas comuns nos pavimentos mais altos, como é o caso Sky Health Club & Spa, que ocupará o 21° andar, com sala de massagem e hidro, e vai presentear os moradores do Ícone com a vista mais espetacular da cidade. Os momentos de convivência também terão outras áreas como o Sky Lounge e Gourmet, no 29° andar.

A área de lazer conta com piscina para adultos com raia de 25m, piscina infantil e deck molhado, quadra esportiva, playground, pet place, praça de convivência, espaço gourmet e salão de festas com possibilidade de integração entre os ambientes, brinquedoteca, bike rack, fitness e pilates.

Os apartamentos contam com janelas com persiana elétrica, pisos com atenuação de ruído, infraestrutura completa para instalação de ar condicionado na suíte máster e sala; tomada USB nas suítes e dormitórios, sistema de recirculação de água quente, terraço e áreas molhadas com porcelanato retificado, infraestrutura para instalação de coifa na cozinha e terraço, triturador de alimentos e churrasqueira a gás. A planta tem hall social privativo, lavabo de serviço e social e cozinha integrada ao terraço gourmet, elevadores de alta velocidade com controle de acesso e possibilidade de personalização das unidades.

Entre os diferenciais do empreendimento estão portaria com delivery, hall com entrada social e de serviço independentes, vagas para visitantes, wi-fi nas áreas comuns, energia fotovoltaica para área de lazer, ponto para recarga de carros elétricos com energia fotovoltaica, containers independentes para coleta seletiva e lixo comum, iluminação de áreas comuns em LED, sistema de reuso de água pluvial para torneiras de lavagem e irrigação e sistema de climatização na piscina.

“O Ícone oferece itens compatíveis aos melhores empreendimentos do Brasil, o que o eleva para um patamar de altíssimo padrão, em um projeto moderno e único”, finaliza Ricardo Guimarães, presidente da Construtora Planeta.

Sobre a Planeta

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 54 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

A Planeta, além de ser uma das 50 maiores construtoras do país, também foi reconhecida pelo ranking como destaque em sua região de atuação.

O Prêmio de Destaque na Região de Atuação corrobora o protagonismo da empresa em 2021, quando lançou mais de 1.600 unidades atuando apenas na cidade de Sorocaba-SP e no nicho específico de médio e alto padrão. Dentre as primeiras 50 empresas premiadas, a Planeta é a única que atua em uma única região. A empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde atua, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

Além de estar entre as primeiras 50 empresas premiadas pelo Ranking Intec, a Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) -- Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul - Ouro” da Caixa Econômica Federal, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.

Leia Mais ...
bottom of page