top of page

 Empresário de São Roque participa de Missão Empresarial em Madri

Publicado em:
13 de outubro de 2022 21:17:00
 Empresário de São Roque participa de Missão Empresarial em Madri
Crédito Imagem:

 

Cristiano Psillakis, da Horta Alimentos, fez parte da Missão Empresarial organizada pelo Sebrae-SP que visitou a Fruit Attraction, diversos estabelecimentos e propriedades rurais para conhecer as principais tendências mundiais

Cristiano Psillakis, da Horta Alimentos, de São Roque (SP), durante a Missão Empresarial Fruit Attraction em Madri (ESP) (Foto: Divulgação Sebrae-SP)

Com o objetivo de apresentar as principais tendências do mercado global de frutas e hortaliças, ter acesso às novas tecnologias e processos de produção, comercialização de produtos e acesso ao mercado internacional, o Sebrae-SP reuniu 16 empreendedores e produtores rurais do Estado de São Paulo em Madri, na Espanha, na Missão Empresarial Fruit Attraction. Entre os dias 3 e 11 de outubro, os participantes visitaram a segunda maior e mais importante feira de negócios de frutas e olericultura do mundo, além de diversos estabelecimentos e propriedades rurais. Cristiano Psillakis, da Horta Alimentos, de São Roque (SP), foi um dos empresários presentes na ação.

Além da participação na feira Fruit Attraction, a programação da missão incluiu visitas técnicas guiadas a diversos pequenos negócios de Madri e região, como ao Mercamadrid; à fábrica de embutidos Los Joaquines; à uma das maiores fazendas de cultivo de azeite extravirgem orgânico de Madri, a Oleum Laguna; aos mercados de Vallehermoso, Chamberí, San Miguel e San Antón; entre outros.

"Toda essa experiência foi muito empolgante. A feira foi um encanto, uma experiência incrível. Vale muito a pena para quem quer ampliar limites, abrir a cabeça e enxergar mais coisas. Eu particularmente venho trabalhando há algum tempo a questão da aquaponia e, vendo esse modelo organizado aqui, passamos a vislumbrar a oportunidade de um dia colocar nossos produtos brasileiros agro ou insumos associados a todo esse processo de produção neste mercado. Agradeço ao Sebrae-SP por ter tido a oportunidade de participar de tudo isso", comenta Psillakis.

A Missão

Para esta Missão Empresarial, o Sebrae-SP selecionou 16 produtores rurais e empresários do segmento, como negócios da fruticultura, agricultura, fungicultura, hortifruti e cafeicultores. “Esta foi uma grande oportunidade para que os pequenos produtores pudessem conhecer o que há de mais novo no mercado de frutas e hortaliças que cresce a cada ano em todo mundo. Na volta da missão, o Sebrae-SP vai preparar eventos de capacitação com palestras para multiplicar o conhecimento adquirido nos eventos e locais visitados para todos os produtores interessados em se atualizar sobre as tendências mundiais do seguimento”, afirma o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, que acompanhou o grupo em Madri.

As visitas técnicas foram conduzidas pelos consultores especialistas em agronegócios, food service, internacionalização e inovação do Sebrae-SP, trazendo informações e adaptações dos conceitos para o universo dos pequenos negócios no Brasil. “As visitas também foram importantes para que os produtores rurais pudessem ampliar os conhecimentos em relação a novas tecnologias agrícolas, tendências, inovações e façam networking com o mercado”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi.

Além das visitas, os produtores participaram de um Hackaton de inovação e de rodadas de negócios internacionais no Speed Networking com potenciais clientes europeus. “É muito importante que os pequenos produtores encarem o mercado internacional em seus planejamentos de expansão de mercado. E o Sebrae conta com um programa de internacionalização de empresas, o Sebrae Trade, que orienta nessa preparação. Nosso objetivo é fazer com que eles reconheçam o valor dos seus produtos, tirem da cabeça a ideia de que é difícil exportar, que pequenos negócios brasileiros não têm mercado no exterior e aproveitem a viagem à Espanha para fazer negócios”, afirma Ivan Hussni, diretor técnico e de administração e finanças do Sebrae-SP.

Pequenos negócios

As empresas participantes são: Sítio Nó de Pinho, de São Lourenço da Serra; Frutas Mobilon, de Sumaré; Cachaça Valenti, de Brotas; Caiana Frutas, de São Vicente; Fresh Quality, de Piedade; Marquinhos Bananeiro, de Cajati; Comércio Atacadista de Café em Grãos, de Caconde; Sítio Saito, de Mogi das Cruzes; Ide Frutas, de São Paulo; Horta Alimentos, de São Roque; Coopjuqui, de Juquitiba; e Pedro Lucchesi, produtor rural de Avaré.

Leia Mais ...
bottom of page