top of page

"Daqui a 60 dias, a gente pode ter uma mega epidemia", diz Mandetta em programa de TV

Publicado em:
30 de janeiro de 2021 17:26:00
"Daqui a 60 dias, a gente pode ter uma mega epidemia", diz Mandetta em programa de TV
Crédito Imagem:

 

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, disse que a falta de bloqueios de biossegurança com a transferência de contaminados pela Covid-19 do Amazonas para várias regiões do País, pode levar o Brasil a enfrentar uma mega epidemia em breve.

A declaração foi feita durante sua participação no programa Manhattan Connection, na TV Cultura. “Os pacientes de Manaus que foram transferidos para outros estados já são alvo de preocupação dos profissionais de saúde - não apenas pela crise no sistema do estado, mas pelo fato de que a grande maioria de infectados no Amazonas já apresentarem a nova cepa brasileira do coronavírus”, disse.

Para ele, a decisão de transferir os pacientes de Manaus, sem o menor cuidado, deve ter plantado mudas dessa nova cepa em todo o Brasil, o que pode gerar uma “mega epidemia” daqui a 60 dias.

Ele reforça que a nova mutação pode ser mais difícil de lidar, já que é mais infecciosa e possui características diferentes das já estudadas.

"Hoje nós temos quatro grandes crises sanitárias. E entrando a quinta crise que é essa história, dessa cepa, dessa variante de Manaus, que o mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil e o Brasil está, não só aberto normalmente, como está retirando paciente de Manaus e mandando para Goiás, mandando para a Bahia, mandando para outros lugares sem fazer os bloqueios de biossegurança", disse.

"Provavelmente, a gente vai plantar essa cepa em todos os territórios da federação e daqui a 60 dias a gente pode ter uma mega epidemia", reforçou o ex-ministro.

Leia Mais ...
bottom of page