Viação São Roque: Sindicato afirma que trabalhadores rejeitaram proposta e greve continua
Publicado em:
7 de outubro de 2019 às 18:40:48
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:42
Crédito Imagem:

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informou à imprensa na tarde desta segunda-feira, 7, que os trabalhadores na empresa de transporte intermunicipal Viação São Roque rejeitaram a proposta patronal de parcelar o pagamento do tíquete-refeição, das férias e da participação nos lucros e resultados (PLR) que estão em atraso e decidiram aguardar em greve a apresentação de uma nova proposta patronal de quitação da dívida trabalhista. A deliberação ocorreu em assembleias realizadas nesta segunda-feira, 7, 17º dia de greve da categoria.
Na nota o Sindicato afirma que a Viação São Roque propôs em audiência de conciliação realizada no dia 3 de outubro, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, pagar a PLR e as férias em dobro em dez parcelas, com vencimento todo dia 30, começando no mês de novembro, e pagar o tíquete-refeição de setembro no dia 15 de outubro e o tíquete-refeição de outubro no dia 30 do mesmo mês. O Sindicato dos Rodoviários se comprometeu a colocar essa proposta para votação da categoria.
Como a empresa tem histórico de descumprimento de acordo, os trabalhadores têm receio em aceitar essa proposta de parcelamento. O último acordo firmado com a Viação São Roque para pagar as férias, PLR, FGTS e INSS atrasados ocorreu no mês de maio deste ano e a empresa não cumpriu.
O texto ainda afirma que além do tíquete-refeição, férias e PLR, a Viação São Roque reconheceu perante a desembargadora Olga Aida Joaquim Gomieri, do TRT-15ª, que não recolhe FGTS e INSS corretamente.
Nova audiência
Uma nova audiência de conciliação está marcada para a próxima quinta-feira, 10 de outubro, no TRT-15ª, em Campinas. Até essa data os trabalhadores irão continuar em greve, cumprindo a liminar que determina 70% da frota em circulação em horário de pico, das 5h às 8h e das 16h às 20h, e 50% nos demais horários, desde que a empresa disponibilize ônibus em condições adequadas para operar no sistema.
A Viação São Roque tem a concessão para operar as linhas intermunicipais que ligam São Roque a Alumínio, Mairinque e Ibiúna.