top of page

Vereadores pedem fiscalização sobre possível descarte irregular de produto poluente

Publicado em:
11 de abril de 2021 16:10:02
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:38
Vereadores pedem fiscalização sobre possível descarte irregular de produto poluente
Crédito Imagem:

A sessão ordinária desta 3ª feira, 6, foi marcada por intensa participação dos vereadores, quando vários assuntos de interesse do município foram apresentados, discutidos e, muitos deles, serão apresentados aos setores competentes para que providências sejam tomadas.

O vereador Milton Borracheiro pediu a união dos demais pares e também ao setor de fiscalização da Prefeitura, que se empenhem para apurar possível descarte irregular de produto altamente poluente vindo de outra cidade, em área no distrito industrial de Araçariguama.

Segundo Milton, na companhia do vereador Alemão, quando voltavam da cidade de Barueri, passaram a acompanhar um caminhão carregado com aproximadamente 40 toneladas de borra de alumínio, que seguia pela Rodovia Castello Branco. Para surpresa de ambos, o caminhão com placas de Guarulhos foi até uma empresa aqui instalada para depois, descarregar a carga de produto de grande poder de contaminação.

O vereador Nadivan Ferreira Maia, o Alemão, disse que a situação é delicada e merece ser investigada, uma vez que tem muitas empresas operando sem as devidas licenças.

Já o vereador Baixinho do Esporte se mostrou preocupado, afirmando que o município tem lei em vigor que proíbe o descarte lixo de outras cidades em Araçariguama.

O assunto despertou grande indignação nos vereadores, sendo que o Presidente da Casa, Paulo Volcov, disse que a Câmara dará todo apoio para que os fatos sejam devidamente apurados.

Vacinação

O vereador Marco Dal Bello, usando a palavra, falou sobre a possibilidade da implantação de melhorias no processo de vacinação para evitar as aglomerações em frente ao posto de saúde, presenciadas por ele nos últimos dias. “Será que não tem outro local, coberto e protegido para oferecer mais conforto aos idosos que aguardam para serem vacinados? ”, perguntou. Disse da possibilidade de usar o ginásio de esportes e refutou as desculpas recebidas dizendo que outras cidades conseguem oferecer tais comodidades.

Sobre o mesmo assunto, o vereador Alemão se manifestou, dizendo que não entende o motivo de aglomeração já que o número de vacinas aplicadas por dia é pequeno. Ele destacou o perigo do contágio nas aglomerações.

O vereador Paulo Volcov, falando sobre aglomeração, destacou as barreiras sanitárias e disse que o momento não é de  férias e lazer. “Não temos nada contra os chacareiros, mas é importante saber que vivemos um momento delicado e com muitas mortes”.

O edil Bahia Cabeleireiro também se manifestou sobre o assunto, destacando a importância de que algo urgente seja adotado para melhor atender os idosos nessa situação.

Higiene no transporte público

O Presidente da Câmara, vereador Paulo Volcov disse estar preocupado com a ausência do álcool em gel nos ônibus que atendem o transporte público na cidade. “Com os R$ 300 mil pagos mensalmente a empresa deveria oferecer dispensers com álcool em gel para os usuários. Vamos cobrar o prefeito para que isso seja providenciado”, destacou.

Ainda sobre o transporte público, a vereadora Lili Marques se manifestou dizendo que a empresa tem que ter mais respeito com o cidadão. “Recebi a informação de que os passageiros tiveram de descer para empurrar o ônibus. Isso não pode acontecer! ”. Falou também da falta de higiene dentro dos ônibus: “É uma sujeira só, com muito barro e poeira. As pessoas saem do ônibus com a roupa suja. Falta de respeito com a população. O transporte não é de graça não, pagamos muito caro por ele”, se indignou a vereadora.

Problema na Praça

O vereador Paulo Volcov entre outros assuntos, se mostrou preocupado com o que vem ocorrendo na Praça Albertino de Castro, no centro da cidade. Segundo ele, o número de pessoas em vulnerabilidade social está crescendo e se tornando um problema. “A população pede providências, e com razão. É uma situação delicada, mas temos que encontrar solução e tomar as necessárias providências.

Educação digital

A vereadora Profª Iara Costa também se manifestou em diversos momentos durante a sessão. Para ela, a necessidade de ampliar o mundo digital dentro da sala de aula, vai garantir que os jovens estejam cada vez melhor preparados para as necessidades básicas do dia a dia e também para o mercado de trabalho. Uma necessidade que não tem mais volta. “Hoje tudo é digital”, argumentou.

Mais Segurança

Pedido por mais Segurança na cidade foi apresentado pelo vereador Mario Santos. Segundo ele, em menos de uma semana ocorreram dois furtos de veículos. “A cidade precisa de um monitoramento que possa dar mais segurança ao cidadão e, assim, evitar a ação de marginais.

O vereador Paulo Volcov disse que vai pedir ao prefeito que acelere a instalação de câmeras na cidade.

Cuidados com mudanças

O vereador Helton da Van usou a palavra para pedir que seja tomado maior cuidado por parte do Executivo, ao promover mudanças que afetam diretamente o atendimento ao cidadão. Ele citou que na madrugada de terça-feira foi procurado por um munícipe que necessitava de atendimento médico de emergência e que não conseguia falar através do telefone 4136-1010. “Como podem mudar o telefone sem a devida comunicação e informação? Para quem não precisa do atendimento não tem problema até se acostumar com o novo número. Mas para quem precisa, num caso urgente, fica complicado. As decisões têm que ser tomadas com mais consciência. Não pode simplesmente desativar o telefone de emergência”, destacou o vereador.

 

Requerimentos

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 6, foram apresentados dois Requerimentos endereçados ao Executivo Municipal. O de número 09/2021 de autoria dos vereadores Helton da Van, Mario Santos, Celso Ursulino, Milton Borracheiro, pede informações sobre cadastro imobiliário, IPTU e ISS de empresas instaladas no município.

Já o Requerimento 08, de autoria dos mesmos vereadores, busca informações sobre o empreendimento Colinas de Araçariguama. Eles justificam o pedido afirmando que frequentemente os munícipes sofrem com a falta de água e até mesmo de energia elétrica e, que, portanto, são pertinente alguns questionamentos: Tem alguma licença ou estudo da SABESP e CPFL, referente a esse empreendimento? Considerando que esse assunto é de extrema importância por motivos acima citados, principalmente na questão de água e energia, gostaríamos de saber quais as providencias que a Prefeitura está tomando sobre este assunto.

Indicações

Foram apresentadas as seguintes Indicações: Nº 175 Autoria: Baixinho Assunto: Solicitando à Prefeitura Municipal, a construção de uma avenida marginal ligando a avenida Moisés de Andrade a Praça da Bíblia; Nº 176 Autoria: Baixinho Assunto: Solicitando à Prefeitura Municipal, a colocação de 5 redutores de velocidade na Avenida Igavetá no bairro Igavetá. Nº 177 Autoria: Baixinho Assunto: Solicitando a Prefeitura Municipal, colocar dois funcionários do setor do Demutran para trabalhar no período noturno para que possam dar suporte aos motoristas de caminhões, carretas, ônibus, carros e até motos quando necessário, caso apresentem algum problema e precise de apoio do setor de trânsito. Nº 178 Autoria: Baixinho Assunto: Solicitando à Prefeitura Municipal a construção de sanitário público no Parque da Mina adaptado aos portadores de deficiência física. Nº 179 Autoria: Baixinho Assunto: Solicitando a Prefeitura Municipal, reabrir outra nova entrada e saída ao bairro Bom Jardim pela rua do Engenho dando acesso à Rua Luís de Oliveira, no bairro Bom Jardim. Nº 180 Autoria: Baixinho Assunto: Solicitando a Prefeitura Municipal, a construção de uma quadra de esportes junto a escola que está sendo construída no bairro Bom Jardim.

Moção

Ainda foi apresentada e aprovada a Moção de Pesar 10/2021, pelo passamento do Sr Rodrigo da Silva Santos.

Leia Mais ...
bottom of page