Tons alegres e suaves são tendências para moda verão 2021
Publicado em:
29 de dezembro de 2020 17:00:22
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:56:47
Crédito Imagem:
Este ano foi atípico em todos os setores e não poderia ser diferente no universo da moda. A pandemia afetou indústrias e consumidores, forçou mudanças de comportamentos e tudo isso irá refletir nas tendências para o verão 2021. Diante deste novo cenário, a aposta da vez será na leveza e no conforto, elementos inspirados na esperança de dias mais alegres e suaves.
Para Silvia Marques Belatine, docente da área de moda do Senac Sorocaba, mesmo antes da pandemia, as previsões para a próxima temporada já apontavam para tecidos naturais, fluidez nas peças, cordas e muita alfaiataria. Estética que remete a um consumo mais equilibrado, simples e atemporal. “Além disso, os brechós, a cultura de troca e a customização já eram destaques, mas os acontecimentos deste ano serviram para intensificar e acelerar estes comportamentos e tendências”, diz.
Segundo ela, a busca por uma vida mais descomplicada, a urgência da inclusão, o uso das novas tecnologias para comunicação e interação do ser humano com seu entorno, a positividade e a necessidade de ações mais sustentáveis aparecem com destaque nas modelagens, cores, tecidos, texturas e silhuetas para o verão 2021. “E veremos um reflexo ainda maior de tudo isso em 2022”, prevê.
“O que percebemos é que os dois próximos anos serão marcados por uma hegemonia dos tons mais claros e sóbrios, com uma presença pontual de tons vibrantes. Isso, claramente, é reflexo de um comportamento observado muito em função de toda situação de 2020. Essas cores são calmaria, energia e renovação. A estampa liberty, com florais pequenos, aparece com força”, observa Silvia.
De acordo com ela, o minimalismo estará presente na modelagem simples, descomplicada, fluida e ampla. Assim como o maximalismo das mangas e volumes estarão muito presentes concorrendo nesse espaço. Os acessórios, como brincos, colares e lenços ganham força em decorrência das reuniões e aulas virtuais. “Teremos muitos produtos com interferências de estampas manuais, que remetam a arte, ressignificação de peças com aplicações, customização, uso de retalhos, ou estampas que simule a junção de retalhos”, afirma.
A busca pelo conforto neste verão estará refletida no vestuário despojado. Conjuntinhos, vestidos camisola, tops e transparências que lembram a roupa íntima, ou seja, aquela de ficar em casa, mas, neste caso, são opções que poderão ser usadas fora de casa, no mais puro estilo loungewear.
Ainda no quesito conforto, outra tendência marcante da próxima estação será o uso de peças amplas e muitas com corte de alfaiataria, justamente por sua atemporalidade, além de tecidos que facilitem a transpiração, de peças que visualmente passam sensação de conforto como tecidos sedosos (visual) e calçados acolchoados e flatform, ou seja, plataforma e reto. A adoção de saltos baixos e quadrados confirmam a busca da beleza com conforto.
Verão em cores
A paleta de cores do verão 2021 promete priorizar os tons mais suaves e claros, que refletem a sensação de tranquilidade, sem deixar de lado as cores vibrantes, típicas desta época do ano. A combinação é perfeita para traduzir o momento atual: a harmonia entre intensidade e serenidade.
A mistura, por exemplo, de cobre, laranja e rosa dá vida à cor fantasia chamada blorange, que resulta em um tom mais desbotado e calmo, que conversa com o atual momento, pois ao mesmo tempo que traz energia, é suave. O cinza,que remete à sustentabilidade, faz referência ao minimalismo e a um visual mais prático, atemporal e descomplicado.
O amarelo traz a sensação de sol calmante, pois vem em um tom mais tranquilo e representa energia. “Outra característica dessa cor é que as peças podem transitar facilmente no guarda-roupa sem identificação ou separação de gênero”, observa Silvia. Ainda segundo ela, uma mistura do laranja com vermelho forma a cor oxyfire, que é ponto de cor, é extrovertida, traz alegria para esta cartela de tons muito calmantes.“Seria a alegria da vida”, diz.
O azul água, por sua vez, oferece um tom mais sóbrio, remetendo à urgência de pensar as roupas de maneira mais atemporal e não descartáveis. “É uma cor envolvente e aconchegante”, declara a docente. O verde em tom pastel, o quietwave, remete à tecnologia, ou seja, o futuro que é presente e que cobra urgência nas construções de novos hábitos para a sobrevivência do planeta.
Sendo assim, a proposta do universo da moda para este verão é a busca de um contato maior com a natureza, ao mesmo tempo que se faz necessário também a busca pela tecnologia e suas ferramentas indispensáveis no mundo moderno.