Título de Eleitor: Regularização é alterada, mas prazo permanece
Publicado em:
25 de abril de 2020 às 15:00:06
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:38
Crédito Imagem:

O TSE atualizou recentemente as regras para que os eleitores possam votar nas eleições municipais deste ano. Agora, é possível realizar diversos serviços pela internet, incluindo regularização da situação eleitoral, transferência do título de eleitor e até inscrição de novos votantes. Além disso, foram suspensas medidas de coleta dos dados biométricos, bem como o cancelamento do título em decorrência da falta desse dado.
No entanto, o prazo inicial para que mudanças e regularizações sejam feitas, previsto para se encerrar em 6 de maio, foi mantido. A diferença é que o eleitor não precisa comparecer ao Cartório.
Uma das opções oferecidas para que a identidade do eleitor seja confirmada é o envio de selfies segurando o documento de identificação. O carregamento da foto pode ser feito pela plataforma Título Net, sistema voltado para regularização de pendências eleitorais. É o mesmo modelo adotado por bancos digitais, principalmente em abertura de contas, por exemplo.
Os documentos que deveriam ser suspensos pela falta de biometria serão válidos provisoriamente, perdendo a validade após as eleições municipais.