SP tem alta nos casos de covid-19 e avanço para Fase Verde pode ser comprometido
Publicado em:
23 de setembro de 2020 às 14:54:10
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:40
Crédito Imagem:

O feriado de 7 de Setembro, quando o litoral e o interior receberam milhares de turistas ávidos ppor um pouco de liberdade e um lugar ao Sol, foi um dos responsáveis pelo aumento dos casos da doença.
O alerta foi dado pelo médico infectologista e membro do Centro de Contingência do Coronavírus, David Uip. Para ele, o feriado da Independência e os 14 dias seguintes mostraram um aumento do número de casos de contaminação pelo novo coronavírus no Estado de São Paulo. A alta pode comprometer o avanço de algumas regiões para a fase verde do Plano São Paulo, a segunda menos restritiva.
"Estamos praticamente em todos os municípios na fase amarela, pretendendo a fase verde, o que não é simples. Tem que cumprir critérios", afirmou o médico em entrevista à rádio Bandeirantes.
[caption id="attachment_18674" align="aligncenter" width="1280"]
Durante o feriado, foi registrado um aumento expressivo do número de banhistas no litoral paulista além do desrespeito às normas sanitárias do uso de máscaras e de distanciamento social. "O governo faz a sua parte, mas população faz suas escolhas", disse Uip.
Na Baixada Santista, até terça-feira (22) foi registrado um aumento semanal de 35% no número de casos (nos últimos sete dias em comparação aos sete dias anteriores) e de 61,4% no número de óbitos. Na capital, o aumento do número de casos foi de 1,5% e o número de óbitos registrou queda de 22,7%.
A próxima reclassificação está prevista para o dia 9 de outubro e é esperado que o município de São Paulo, bem como outras regiões, possa progredir para a fase verde.