top of page

Situação de Emergência: Chuvas fortes causam estragos em diversos bairros de Araçariguama

Publicado em:
10 de fevereiro de 2020 às 17:17:42
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:40
Situação de Emergência: Chuvas fortes causam estragos em diversos bairros de Araçariguama
Crédito Imagem:

[embed]https://www.facebook.com/GazetadeAracariguama/videos/197806474607013/?__xts__%5B0%5D=68.ARAE9zWGgy5viI_7Me2swqIi1KX2qkmbb-u5yIYX-PBgbGCF94MLDCddKHoGjzwHoK0iXwpK6ypYqFtG9NwrSZNchMmJnA69sn_Eows16nqXWIHRAKiw_FWQ3uUnI-KcCLk6hL5RhoB-WjbPwhBPSA3Z-5cI3grX_KdaHixmA7fCjQOyBBtS_WaKC1FEwOAcEAYwZnEu5Tx_EesMaM227SwShPZuCOlzN3tqAPi5L8yUttCy_Bm49dQ88Og5gx9duD322MnwtGdE97wLaq1gHO6fvP_X7LFc7v4-ESP2iKYsEoEwynk2e3ya0jQqmlhouD71ADsFmnzT9aSTwRa4TOUKmXbKQ3pXtvM&__tn__=-R[/embed]

Desde as primeiras horas desta segunda-feira, 10 de fevereiro, pelo menos nove bairros de Araçariguama sofreram as consequências das fortes chuvas que começaram no fim da tarde de domingo, 9 de fevereiro. Ruas ficaram interditadas, casas foram invadidas pela água e vários pontos de alagamento foram registrados em todo o município. A Prefeitura decretou situação de emergência.

O motorista que passou nesta manhã pela Rodovia Gregório Spina, via que da acesso ao Distrito Industrial e ao bairro Santa Ella, encontrou uma situação bastante difícil. A chuva provocou deslizamento de terra e derrubada de arvores, que em certos pontos tomavam meia pista.

De acordo com a Defesa Civil, os bairros atingidos foram: Santa Ella, Cintra Gordinho, Viçoso, Meireles, Caxambu, Aparecidinha, Terra Baixa, Tanque Velho e Centro.

[caption id="attachment_7187" align="aligncenter" width="1032"] O Parque da Mina após as chuvas desta manhã, 10.[/caption]

Ainda conforme o órgão,  choveu o volume esperado para um mês na cidade. Choveram 117 milímetros nas últimas 24 horas e a previsão para o mês todo de fevereiro era de 125 milímetros.

Tanque Velho

Uma das áreas mais atingidas na cidade foi a região do bairro Tanque Velho, onde segundo informações de moradores, a represa de um porto de areia estourou e a enxurrada levou parte da ponte que da acesso ao bairro deixando o local praticamente isolado, e atingiu cerca 40 casas. A reportagem está apurando as informações.

Ainda no local, duas residências foram derrubadas por deslizamento de terra. Uma delas estava localizada na Rua Antônio Matos, e cinco pessoas ficaram feridas. As vítimas foram encaminhadas ao Pronto Atendimento Municipal. A Defesa Civil informou que a família estava na residência no mesmo em que ela foi encoberta pela terra.

Outros bairros

Na estrada do bairro Caxambu, foi outra área também bastante afetada pelas chuvas, há vários pontos de deslizamento de pista. Por conta disso, há trechos parcialmente interditados. Uma das entradas do bairro está completamente interditada.

[caption id="attachment_7186" align="aligncenter" width="1280"] Postes caídos no bairro Meireles após os estragos das chuvas.[/caption]
No bairro Meireles, quatro postes caíram e dois ficaram pendurados. A CPFL Piratininga informou que enviou todo o seu contingente de equipes a campo para restabelecer o fornecimento de energia elétrica aos clientes afetados por interrupções com a maior agilidade possível.

No bairro Santa Ella, a situação já era complicada pela manhã. Muita lama e buracos dificultavam o trafico de veículos. O Rio Tiete estava com o nível bastante elevado e com risco de transbordamento em alguns pontos. No início da tarde desta segunda, foram registrados pontos de alagamento após o rio transbordar.

Na estrada que da acesso ao bairro Aparecidinha, moradores alertaram a reportagem sobre o risco de deslizamento de um barranco. Que além de atingir a estrada, poderia alcançar algumas residências. Segundo os moradores, da área instável, era possível ouvir alguns estalos de arvores cedendo.

[caption id="attachment_7190" align="aligncenter" width="780"] Moradores da Vila Alumínio também registraram estragos após as chuvas.[/caption]   [caption id="attachment_7226" align="aligncenter" width="1280"] Parte do teto da Igreja da Vila Alumínio cedeu.[/caption]  
[caption id="attachment_7206" align="aligncenter" width="1040"] A empresa Coatex, localizada na Estrada Gregório Spina, teve parte de seu gramado danificado após deslizamento de terra.[/caption]
Situação de Emergência

A Prefeitura de Araçariguama decretou situação de emergência e informou que equipes estão percorrendo os locais atingidos para o levantamento dos estragos. Conforme a publicação, em sua página no Facebook, "as fortes chuvas que assolam todo o Estado de São Paulo desde a noite deste domingo causaram muitos estragos não só em nossa cidade, mas em toda a região. Em Araçariguama, nove bairros foram gravemente afetados. O Prefeito decretou situação de emergência e desde a madrugada equipes da Prefeitura estão percorrendo os principais pontos da cidade para auxiliar os moradores, fazer um levantamento dos estragos, providenciando os consertos emergenciais, coletando as urgências e trabalhando para amenizar os transtornos causados pelo ocorrido. Pedimos um cuidado redobrado a população do Bairro Santa Ella e demais moradores do entorno do Rio Tietê em decorrência das aberturas de suas comportas", finalizou.

Aulas suspensas

No fim da manhã desta segunda-feira, a Secretaria de Educação também informou que as aulas do ensino municipal foram suspensas até quarta-feira, 12. O Executivo explicou que " justificada no Decreto 3074 de 10 de fevereiro de 2020, a qual declara 'situação de emergência' com base na orientação do Sistema Municipal de Defesa Civil – SMDC - que indica a necessidade de decretar situação de emergência, nos moldes do inc. I, do parágrafo 3º, art. 4º da Resolução CONAMA nº 369, de 28 de março de 2006, resolve suspender as aulas de todas as Unidades Escolares do Sistema Municipal de Educação de Araçariguama, tendo em vista os riscos causados pelas chuvas sequenciais e em face de preocupação com o deslocamento dos nossos alunos e professores, a dispensa da aula inicia no turno da tarde de hoje (10) até a quarta-feira (12)", concluiu.

   

Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page