Saiba porque gatos não precisam de banhos com frequência
Publicado em:
9 de abril de 2021 14:12:40
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:14
Crédito Imagem:
Os gatos são popularmente conhecidos pelo seu hábito de se lamber e cuidar da própria higiene, mas muitos tutores têm a dúvida sobre a necessidade de dar banho nos bichanos e qual a frequência ideal para isso.
O médico-veterinário Raphael Clímaco explica que, da classe dos mamíferos, os felinos são os animais mais limpos, os gatos mais especificamente, por estarem sempre se lambendo, com isso estão realizando o asseamento, é como se estivessem tomando banho constantemente.
A própria anatomia do gato é propícia para isso, a língua do felino, por exemplo, faz o papel de uma escova, sendo coberta por espículas em sua parte superior.
“As papilas gustativas, tem uma anatomia em forma de cerdas e essas cerdas acabam tirando as sujidades do pelo e penteando, isso com a saliva acaba higienizando o felino”, explica o veterinário.
Raças como o persa e o angorá possuem uma pelagem mais longa e o ato de se lamber pode não ser o suficiente. Em casos em que esses animais estejam muito sujos, ou com algum eventual problema de pele, pode ser dado o banho. Mas não é necessária a mesma frequência que os cães.
Os cães têm um odor característico que adquirem quando passam alguns dias sem tomar banho , o que não ocorre com os gatos.
"Não é proibido dar banho, porém não é indicado ser utilizado o banho com a mesma frequência e objetivo que geralmente fazemos com os cães. Para a tosa serve a mesma regra", explica.
Produtos recomendados para o banho
Os produtos vendidos especialmente para gatos podem ser usados tranquilamente. Shampoos, sabonetes ou qualquer outro produto de higiene humana devem ser evitados. Produtos de banho a seco para cães e gatos, também podem ser utilizados sem problemas.
Fonte-IG