São Roque: Comerciantes suspendem expediente após obras impedirem passagem de clientes em rua do centro da cidade
Publicado em:
16 de janeiro de 2025 às 12:00:00
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:26

Divulgação/TV TEM
Crédito Imagem:
Obras começaram em 21 de outubro de 2024, mas nesta quarta-feira (15), o concreto foi revirado e impediu a passagem dos donos e lojas e clientes.
Comerciantes precisaram suspender o expediente de trabalho nesta quarta-feira (15), na Rua Doutor Stevaux, em São Roque, ao se depararem com as obras de reforma que dificultaram a passagem de clientes pelas lojas do Centro.
Conforme apurado pela TV TEM, as obras deixaram o concreto da rua revirado, a rede de esgoto exposta e com muitos buracos. Além disso, o local ficou repleto de pedras e fios de energia espalhados.
O aposentado José Roque é um dos pedestres que precisou passar pelo local. Ele conta que quase caiu ao passar pela rua. "Deviam ter sinalizado lá primeiro, pra evitar uma pessoa que não tem condição de passar de sofrer um acidente", diz.
Como alguns clientes não conseguiram caminhar pelo local, pelo menos três comerciantes decidiram suspender o expediente nesta quarta-feira. Os donos de lojas que estavam funcionando improvisaram uma passagem com pedras para que os clientes entrassem no estabelecimento, mas mesmo assim, o movimento caiu em 80% na região.
A empresária Fabiola Godinho é uma das comerciantes que decidiu encerrar o expediente e contou que não é contra as obras, mas sim a forma como ela foi executada devido a falta de comunicação.
"A obra de revitalização do Centro é importante e vai vir para agregar muito ao comercio de São Roque, a gente foi surpreendido pela maneira como ela foi executada. É um cenário de guerra, a gente não tem acesso às lojas, minha loja tá fechada e como comerciante isso é muito triste, porque as despesas não param, aluguel não para e tive que mandar minhas funcionárias embora", conta Fabiola.
As obras que transformarão a rua em um calçadão começaram no dia 21 de outubro do ano passado. Ainda segundo a apuração da TV TEM, naquela época, houve uma reunião da prefeitura com os comerciantes a fim de determinar medidas que fossem minimizar o impacto do comércio neste período, no entanto, as medidas não estariam sendo cumpridas.
O que diz a prefeitura
Em nota, o Departamento de Planejamento e Meio Ambiente de São Roque informou que as intervenções foram pausadas em dezembro, a pedido da Associação Comercial, para minimizar os impactos no comércio local, porém, com a retomada neste início de ano, as ações incluem a retirada da calçada, realizada no período noturno para reduzir transtornos.
"Um imprevisto no primeiro dia, causado por um vazamento na tubulação de água, atrasou a limpeza e o acesso a algumas lojas. O problema já foi solucionado pela Sabesp e as obras prosseguiram na noite de quarta-feira, com foco na liberação da passagem para as lojas e na organização do local", afirmou.
A administração municipal ainda reforça que o projeto de reforma foi apresentado aos comerciantes e que mantém diálogo constante com a Associação Comercial Municipal sobre cada etapa da execução e que a iniciativa vai modernizar a área com um novo piso, fiação subterrânea e paisagismo.
Matéria e Fonte: g1 TV TEM