top of page

Reta final da gravidez: nutricionista revela principais cuidados necessários para saúde do bebê e da mãe

Publicado em:
26 de outubro de 2022 19:11:19
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:51
Reta final da gravidez: nutricionista revela principais cuidados necessários para saúde do bebê e da mãe
Crédito Imagem:

A reta final da gravidez requer ainda mais atenção com os cuidados com a saúde da mãe e do bebê. Na verdade, segundo a nutricionista e educadora física, Dani Borges, do oitavo ao nono mês, é necessário ter atenção, principalmente, na alimentação.

“É preciso continuar mantendo uma alimentação saudável, né? Ela é bem-vinda desde o início da gestação, como eu sempre falo. Uma alimentação rica em alimentos in natura, alimentos que a gente considera que não são industrializados, que não vem em pacote. Alimentos como as frutas, os legumes, as verduras, os tubérculos como mandioca, batata-doce e as proteínas magras, principalmente, peito de frango e o peixe.” De acordo com a profissional de saúde, é necessário que se análise também o que a mãe precisa, ou seja, a particularidade alimentar de cada mulher. “Se tem alguma alergia, intolerância, a mãe precisa ter uma alimentação alinhada à isso. No final da gestação a gente precisa ter um ponto de atenção com alimentos polifenóis e flavonoides, que por terem um efeito anti-inflamatório natural, estes alimentos inibem a produção de prostaglandina no organismo da gestante.” Segundo a nutricionista, esses alimentos entram no grupo de alimentos com ação termogênica, como: “Como o café, o chá verde, o chimarrão, pimenta (…) No final da gestação, em alguns casos é indicado que se reduza o consumo desse tipo de alimento para uma vez ao dia. Em alguns casos tem que se retirar complementarmente. Claro que isso é a partir da indicação do obstetra e do acompanhamento nutricional”, disse. Além disso, nesse final da gestação pode se ter um aumento de peso maior porque existe o aumento de retenção de líquido também. “É importante que o aporte de água esteja alto na gestação inteira e que nesse final, caso seja necessário, se aumente esse aporte com mais 500 ML de água no seu consumo diário. Essa variação do consumo de água vai mudar de pessoa para pessoa”, contou. Nessa fase final, segundo Borges, para reduzir um pouco do inchaço, em alguns casos, pode ser necessário a suplementação da albumina, que é uma proteína derivada da clara do ovo que ajuda também no edema. A atividade física também é super recomendada, desde que esteja tudo bem com a mãe e com o neném. “Se essa grávida praticou atividade física ao longo de toda gestação e não teve nenhum problema, está se sentindo bem… É indicado que ela pratique e continue praticando atividade física respeitando o limite do seu corpo”, finalizou.
Sobre Dani Borges
Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos. Como nutricionista, atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.
Leia Mais ...
bottom of page