Ranger Black é o primeiro lançamento da Ford fora do Brasil
Publicado em:
30 de março de 2021 às 13:30:51
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:38
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Se 2021 começou com notícias ruins para a Ford no país, que venha o próximo ano. Após encerrar a produção nacional de veículos, a montadora americana chega à linha 2022 com o lançamento da picape Ranger Black.
O modelo é produzido na fábrica argentina de Pacheco, que recebeu um investimento de US$ 580 milhões em dezembro para renovação de produtos. Os principais veículos da marca no Brasil virão de lá e do México.
Apesar de seus 5,35 metros de comprimento, a Ranger Black tem proposta mais urbana. A tração 4x2 limita o uso em estradas enlameadas, mas reduz os custos e permite colocar um modelo a diesel para brigar diretamente com as picapes flex.
Equipada com motor 2.2 turbo (160 cv de potência) e câmbio automático de seis marchas, a nova opção da Ford custa R$ 179,9 mil. As concorrentes diretas são a Toyota Hilux 2.5 SRV (R$ 176,8 mil) e a Chevrolet S10 2.5 LTZ (R$ 176,5 mil), versões que podem consumir etanol ou gasolina.
[gallery size="full" ids="33969,33970,33971"]O sobrenome Black é justificado pelo pacote visual. Carroceria, logomarcas e rodas aro 18 são pintadas de preto brilhante, padrão que se repete na cabine.
O pacote de segurança inclui sete airbags e assistente de partida em rampas, que mantém a picape parada por alguns segundos para que o motorista possa tirar o pé do freio e acelerar em um aclive sem que o carro ande para trás.
A central multimídia Sync 3 traz tela de oito polegadas e pode reproduzir as informações de smartphones por meio dos sistemas Android Auto e Apple Carplay. O equipamento concentra os comandos do ar-condicionado automático.
O visual e a conectividade foram privilegiados, mas alguns itens comuns no segmento estão fora da lista. O motor é acionado por meio de uma chave convencional, não há botão de partida.
Falta ainda acendimento automático dos faróis e regulagem elétrica de altura do facho. São itens presentes nas rivais flex e na versão Limited 4X4 da Ranger, que é equipada com motor 3.2 turbodiesel (200 cv) e custa R$ 250 mil.
A montadora sabe: nada será como antes após o fechamento de tantas fábricas, demissões em massa e consequente redução da rede de concessionárias. Para seguir em frente, vai precisar de produtos mais rentáveis, atuando em um mercado de menor volume.
Após a Ranger, virá o utilitário esportivo Bronco. Feito no México, chegará em maio embalado por incentivos fiscais.
Fonte- Folha de São Paulo