top of page

Prevenção, sintomas e tratamento: o que você deve saber sobre a dengue  

Publicado em:
17 de maio de 2022 às 20:41:29
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:57:30
Prevenção, sintomas e tratamento: o que você deve saber sobre a dengue  
Crédito Imagem:

 

O médico sanitarista Sérgio Zanetta, professor de Saúde Pública e de Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo – SP, reforça a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e dá dicas de como tratar os sintomas mais comuns da dengue. Assista à análise completa aqui: Aumento nos casos de dengue 

A alta de casos de dengue em diferentes cidades brasileiras exemplifica bem o porquê da necessidade de alertar sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti ao longo de todo o ano. É nos primeiros meses, contudo, que o disparo no número de pessoas infectadas começa a chamar a atenção.

“É o período em que o mosquito prolifera por causa da umidade e do acúmulo de água parada em casas, em depósitos”, lembra o médico sanitarista Sérgio Zanetta, professor de Saúde Pública e de Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo – SP. Ele explica que é crucial eliminar os criadouros do Aedes aegypti esvaziando recipientes que possam acumular água, armazenando-os virados para baixo, e providenciando tampas adequadas para as caixas d’água.

Mas quais são os sintomas da dengue?

“A dengue normalmente é uma febre de início súbito, acompanhada de dor de cabeça – às vezes, uma dor retro ocular, atrás dos olhos. Por vezes apresenta uma vermelhidão na pele, e muita dor muscular, abdominal e prostração”, detalha Zanetta.

Segundo o médico, o quadro de infecção por dengue costuma durar de dois a sete dias, mas é geralmente por volta do quarto ou quinto dia que podem aparecer sintomas chamados de “hemorrágicos”. “As pessoas podem ter sangramento na gengiva, manchas na pele ou uma manutenção da prostração. Nesse caso, o paciente deve procurar um atendimento médico para o controle desses sintomas”, afirma.

Opções de tratamento

“Se tiver os sinais e não apresentar coriza ou sintomas respiratórios altos, é muito provavelmente a dengue”, avalia o sanitarista. Nesse caso, recomenda-se iniciar imediatamente a hidratação, pois o consumo de líquido é uma das formas de minimizar efeitos hemorrágicos.

Além disso, as principais medidas para tratar um paciente com dengue são o controle dos sintomas da dor no corpo, mal-estar e febre com dois tipos de medicamentos: a dipirona ou o paracetamol. “São apenas esses dois medicamentos para dor e febre. Nunca utilize aspirina ou anti-inflamatório que podem provocar hemorragia”, ressalta Zanetta.

Leia Mais ...
bottom of page