top of page

Prefeitura de Sorocaba decreta situação de emergência pública após fortes chuvas

Publicado em:
1 de fevereiro de 2023 11:30:00
Atualizado em:
1 de fevereiro de 2023 13:43:32
Prefeitura de Sorocaba decreta situação de emergência pública após fortes chuvas
Crédito Imagem:

Temporais causaram estragos, alagaram ruas e casas e deixaram dezenas de famílias desalojadas.

A Prefeitura de Sorocaba decretou situação de emergência pública na cidade após as fortes chuvas registradas entre a noite de segunda-feira (30) e esta terça-feira (31). O decreto municipal nº 27.614/2023 será publicado no Jornal do Município.

Segundo o Executivo, a medida foi tomada para preservação do bem-estar da população, adotando ações imediatas que se fizerem necessárias para combater situações decorrentes das recentes chuvas, que ocasionaram danos pessoais, materiais, econômicos e sociais.

Ainda de acordo com a prefeitura, o decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos e entes da administração pública municipal para que atuem para minimizar os efeitos causados pelas chuvas, como contratações emergenciais de bens, prestação de serviços e obras relacionadas à reabilitação dos cenários causados pelas chuvas.

A partir do decreto, está sendo promovida uma intervenção nos bairros Vitória Régia 2 e 3 a partir desta terça-feira, com quatro máquinas e seis caminhões abrindo bolsões que ajudarão no escoamento das águas de chuva.

Na mesma região, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) realiza a limpeza das vias, conforme a água vai baixando de nível, e recolhe os materiais decorrentes do alagamento.

Balanço da Defesa Civil

Durante a madrugada desta terça, as equipes atenderam a ocorrências nos seguintes pontos onde houve alagamentos: Rua Antônio Furtado Lopes e Rua Pedro Lombardi, no Mineirão; Rua Antônio de Andrade, no Jardim Santa Lucinda; e Rua Abner Pedroso Pacheco, no Jardim Guadalupe.

Além disso, as equipes prestaram auxílio nos bairros Vila Assis e Vila Rica. Não há desabrigados, mas houve desalojados, ou seja, pessoas que temporariamente tiveram que sair de suas casas para aguardar o nível da água baixar nos bairros Jardim Faculdade, Mineirão, Vila Matilde e Vitória Régia.

Auxílio e doações

Em relação às ocorrências provocadas pelas fortes chuvas, quem precisar de ajuda pode contatar a Defesa Civil, pelo telefone 156, que acionará todos os demais setores da administração municipal para interceder nas ações de apoio, inclusive nas áreas social e de auxilio emergencial.

A população também pode colaborar com os moradores atingidos, doando mantimentos e itens de necessidade, como cestas básicas, alimentos não perecíveis em geral, kits de higiene e limpeza, colchões, eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar e etc.), sofás, armários, toalhas, lençóis e telhas, que são as principais necessidades constatadas.

Para ajudar, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) pelo telefone: (15) 99157-6851.


Fonte: G1 TV TEM 

Leia Mais ...
bottom of page