top of page
Prazo para se inscrever no Vestibulinho das Etecs é prorrogado até o dia 23
Publicado em:
17 de novembro de 2022 às 17:09:56
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:58:40
Crédito Imagem:
Cadastro deve ser feito até as 15 horas do último dia, pela internet; processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais oferece mais de 88 mil vagas para todo o Estado
Foi prorrogado até as 15 horas do dia 23 de novembro o período de inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2023. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet. Para participar é preciso pagar a taxa de R$ 33 até o último dia do prazo. O exame será aplicado em 18 de dezembro, a partir das 8 horas, e terá três horas de duração.
O Vestibulinho oferece mais de 88 mil vagas distribuídas por todo o Estado. É possível se candidatar a cursos técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.
As vagas para cursos técnicos são destinadas às Etecs e Classes Descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação.
Para os candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para a realização da inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.
Cursos técnicos
O candidato que deseja concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos deve:
- Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio;
- Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o Boletim de Aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o Certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
- Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o Certificado ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.
- até as 15h do dia 23 de novembro: período de inscrição para o Vestibulinho das Etecs;
- 15 de dezembro: divulgação dos locais de prova;
- 18 de dezembro – às 8 horas: aplicação da prova presencial;
- 22 de dezembro – a partir das 15 horas: divulgação do gabarito oficial;
- 28 de dezembro – a partir das 15 horas: divulgação da classificação geral e convocação para provas de aptidão;
- 3 e 4 de janeiro: prova de aptidão para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro.
Leia Mais ...
bottom of page